13/07/2017 Pastoral da Catequese da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga realiza formação em Forania A equipe diocesana se dividiu para fazer a formação.

No último domingo, 09 de julho de 2017 realizaram-se as formações paroquiais com os catequistas da Forania Norte. Na Paroquia de Fátima de São Lourenço se deslocaram as catequistas Marleide e Shiley com o tema: “Ser catequista” com presença de 20 pessoas entre lideranças da comunidade e catequistas. Em Juscimeira, Izaura, Carmem e Maria Aparecida Silva desenvolveram com 20 catequistas o tema “Leitura orante fonte da espiritualidade do catequista, celebração dos ritos da Luz, renovação do Batismo e o Éfeta”. Já em Jaciara, Dom Juventino Kestering desenvolveu o tema “O valor da experiência religiosa no processo catequético – Experiência de Deus como um encontro, como descoberta, como novo caminho” tendo como texto fundante: Jo 4,5-42 com participação de trinta e um catequistas. Em Dom Aquino, Osmindo Pereira desenvolveu o tema “Catequese com adultos” com nove catequistas.
A Igreja no oferece o exercício de Leitura Orante como uma das formas privilegiadas do encontro com a Palavra-Jesus. Os catequistas, cristão busca a Palavra de Deus a seiva de vida para sua ação. O encontro de Jesus com a Samaritana na ótica da Espiritualidade catequética.
Ambiente: mapa da palestina, jarras com água, potes de barro…
Motivação: No momento mais quente do dia, à beira de um poço famoso Jesus pede de beber. Inicia-se um diálogo profundo que se torna vibrante como a fonte de água! Vamos meditar uma das mais belas narrativas do 4º Evangelho: a conversa de um judeu com uma samaritana.
A Lectio Divina está relacionada intimamente a uma prática – ao trabalho. Por isso, as liturgias são chamadas de Ofício Divino. Como os monges, a leitura orante quer unir uma vida orante com trabalho cotidiano pela promoção da vida em abundância para todos. Em preparação aos encontros e aos momentos de leitura orante, é preciso escolher previamente um texto. Pode ser o da liturgia do dia ou um texto adequado ao momento vivido pela comunidade ou pela pessoa. Ao iniciar a leitura, é importante procurar aquietar-se, fazer silêncio e buscar a interioridade. Invocação do Espírito Santo: vem vem vem espirito Santo de amor… Vamos ouvir o texto que nos relata o encontro: Jo 4,1-30. Ler uma segunda vez a partir da ótica da comunicação na catequese, percebendo como vão se dando os passos comunicativos de forma crescente até constituir comunhão de vida: quem fala, para quem fala, sobre o que estão falando. Detenha-se sobre o que mais lhe chamou atenção no texto. Momento de silêncio
1º leitura: O QUE DIZ O TEXTO RECONTAR O TEXTO?
2º meditação: O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM?
3º oração: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS?
4º contemplação: A QUE AÇÕES /COMPROMISSOS O TEXTO ME REMETE.
Os encontros foram muito bons a equipe voltou animada em continuar com o processo de formação. Nesta Forania fechamos a rodada de formação para este ano. Deus seja louvado.

Pastoral da comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga