COMISE

COMISE

Conselho Missionário de Seminaristas

O que é o COMISE?

É o organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa. Não se trata de um grupo restrito de seminaristas missionários, mas sua atuação visa o benefício de todos os seminaristas.

Objetivo geral:

Proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios da missão universal da Igreja: na pastoral, nova evangelização e na missão Ad gentes além-fronteiras

Ações Práticas

  1. Organizar encontros periódicos com os membros do Comise para refletir e estudar temas de espiritualidade e formação missionária.
  2. Promover ao longo do ano, para todos os seminaristas, formação missionária (FORMISE), simpósios, congressos, retiros e jornadas sobre os desafios da missão. (Convidar missionários para partilhar suas experiências).
  3. Participar de cursos, formações (FORMISE), eventos e congressos missionários diocesanos, regionais e nacionais, bem como dos CAM – Comlas.
  4. Divulgar, junto aos seminaristas, meios de comunicação e notícias sobre contextos e situações missionárias (livros atualizados e documentos sobre a missão, informativos, revistas missionárias, portais, redes sociais, acontecimentos das missões no mundo).
  5. Incentivar e organizar experiências missionárias para seminaristas dentro e fora da diocese (Ex. Projetos Igrejas-Irmãs, Experiências de férias em Santarém -PA e Porto Velho- RO, entre outras).
  6. Insistir, junto à direção do seminário ou da faculdade, para que nos programas dos estudos teológicos a missiologia tenha um lugar de destaque.
  7. Fornecer contatos (endereços eletrônicos e redes socais) de missionários(as) além-fronteiras para fortalecer a comunhão com eles através da comunicação, oração e ajuda financeira.
  8. Estabelecer diálogo, intercâmbio e cooperação com os organismos e instituições missionárias atuantes na diocese (Comire, Comidi, Comipa, Grupos de Animação, Conselho Indigenista Missionário, centros de formação).
  9. Favorecer a criação e a animação dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas), começando por aquelas onde os seminaristas fazem pastoral.
  10. Apoiar os grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários que são atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé para animação e cooperação missionária.
  11. Realizar no seminário e casas de formação a Campanha Missionária do mês de outubro, com novena e a coleta do Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo de outubro), propondo iniciativas de ajuda a missionários ou campanhas de solidariedade em casos emergenciais.
  12. Organizar o “Cofrinho Missionário” para a oferta pessoal e comunitária como fruto de sacrifícios livremente assumidos ou de iniciativas promovidas.

A atenção aos grandes problemas da missão e da humanidade não dispensa os membros do COMISE de um generoso engajamento na vida do Seminário. Pelo contrário, essa visão universal deve multiplicar a corajosa dedicação aos problemas domésticos.

Como atividades já fixadas e que estão acontecendo no Regional Oeste II, promovidas pelo COMISE, destaca-se: Terço missionário; Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE); Congresso Missionário de Seminaristas;

O Conselho Missionário de Seminaristas no Regional Oeste II está presente no nível regional apenas e, de modo geral, conta, na coordenação regional, com: coordenador geral, vice-coordenador, tesoureiro, secretário, assessor de comunicação e assessor eclesiástico.

COORDENAÇÃO DO COMISE – RO2 – 2022/2023

 

COORDENADOR GERAL
PEDRO HENRIQUE DA SILVA
Arquidiocese de Cuiabá

 

VICE COORDENADOR
LUAN GUIMARÃES
Diocese de Rondonópolis/Guiratinga

 

LEONARDO QUEIROZ
SECRETÁRIO
Diocese de Diamantino

 

GUSTAVO CAMPOS
TESOUREIRO
Diocese de Primavera do Leste/Paranatinga

 

JOSÉ REINALDO
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO
Diocese de Diamantino