MSMF

O que é

O Mutirão da Superação da Miséria e da Fome é o empenho das Comunidades da Igreja Católica em favor da vida, em união com forças vivas da sociedade em múltiplas ações em defesa da vida e superação da miséria e da fome.

Objetivo Geral

Renovar nosso compromisso com a causa da Justiça do Reino e nossa solidariedade com o povo em seu sofrimento. Assumindo cada dia, as alegrias, esperanças, angustia e tristeza do povo em situação de vulnerabilidade.
Lançada na 40ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 10 a 19 de abril de 2002.

Ações Práticas

• Visitas e acompanhamento junto as famílias em situações de vulnerabilidades social e menos favorecidas, nas periferias urbanas, das zonas rurais – sem-terra, sem teto, sem pão, sem saúde, as que são lesado de todos os seus direitos;
• Incentivo a promoção humana familiar;
• Construção de Políticas públicas no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional;
• Apoio a produção dos alimentos sem o uso de agrotóxicos ou transgenia para o consumo humano. Incentivando que seja ofertada no mínimo de 30% de alimento advindo da agricultura família, na alimentação escolar.
• Criação dos Conselhos Municipais.

Trabalhos desenvolvidos no Regional

Desde o ano de 2003, vem atuando com visitas de apoio, nos Assentamentos incentivando a produção de alimentos orgânicos para vendas diretas através da CONAB, esses alimentos são entregues no Banco de Alimentos para ser distribuído a polução carente, as quais são cadastradas e acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Atuação também no Conselho Estadual de Alimentação Escolar- CEAE- MT, no acompanhamento e fiscalização da alimentação ofertada e gastos dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.
Observando os frutos alcançados ouve uma maior participação e engajamento da sociedade na elaboração, execução e acompanhamento das políticas públicas, especialmente através dos Conselhos de Direitos; O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAM, que avalia e acompanha a população materno- infantil até os dois anos de idade. A cada instante precisamos cuidar da vida através da alimentação adequada. Assegurar a cada ser humano o gozo desse direito é uma tarefa sem descanso.