DIOCESE DE RONDONÓPOLIS/GUIRATINGA

BREVE HISTÓRICO

Diocese RondonopolisA Prelazia “Nullius” de Chapada foi criada a 13 de julho de 1940, pela Bula “Quo Christi Fidelibus” do Papa Pio XII. Foi desmembrada da Arquidiocese de Cuiabá, da Diocese de Corumbá e da então Prelazia de Registro do Araguaia que depois passou a ser Diocese de Guiratinga. A prelazia de Chapada foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores e a Prelazia do Registro do Araguaia aos cuidados dos Salesianos.

 

BISPOS

1º Administrador Apostólico: Frei Vunilbaldo Talleur – OFM (1941 – 1947).

Bispo Prelado: Dom Vunilbaldo Talleur – OFM (1948 -1961). Aos 25 de novembro de 1961, por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial, a sede foi transferida para a cidade de Rondonópolis, passando a denominar-se Prelazia de Rondonópolis.

1º Bispo Prelado de Rondonópolis: Dom Vunilbaldo Talleur – OFM (1961 – 1970).

2º Bispo Prelado: Dom Osório Wilibaldo Stoffel – OFM (1971-1986). A 15 de fevereiro de 1986, pela Bula “Laetantes Omnino” do Papa São João Paulo II, a Prelazia foi elevada a Diocese.

1º Bispo Diocesano: Dom Osório Wilibaldo Stoffel – OFM (1986 – 1997).

2º Bispo Diocesano: Dom Juventino Kestering (1998 – 2021). No dia 25 de junho de 2014 com o decreto B0465, assinado pelo Papa Francisco efetivou-se o remapeamento das Dioceses de Rondonópolis, Guiratinga, Barra do Garças e Prelazia de Paranatinga e criação da Diocese de Primavera do Leste. A Diocese de Rondonópolis passou a denominar-se de Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, tendo como patrono o Sagrado Coração de Jesus.

1º Bispo da nova Diocese de Roo/Gtga: Dom Juventino Kestering (2014 – 2021)

Administrador Diocesano: Pe José Eder Ribeiro de Lima (2021-2022)

2º Bispo Diocesano: Dom Maurício da Silva Jardim (2022…)

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Paróquias: 21,

Sacerdotes: 35 (diocesanos e religiosos);

Religiosas: 52 (incluindo casa de recolhimento de irmãs idosas).

Comunidades: 370

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS: A População é constituída por povos indígenas Bororo, migrantes nordestinos e sulistas. Fonte de renda: agropecuária, comércio e indústria nascente. Há grande contraste entre a minoria que detém os meios de produção e a grande maioria dedicada ao setor terciário, ao comércio informal e os que não possuem nenhuma fonte de renda.

PRIORIDADES PASTORAIS

O XV Plano Diocesano de Pastoral (2013 a 2017) tem no seu núcleo as seguintes prioridades: Identidade do católico e o sentido de pertença. Ser Igreja da acolhida, da visita, de ir ao encontro; do pastoreio-cuidar, acompanhar; de fazer a experiência de fé: Centralidade em Jesus Cristo.

  • JUVENTUDES – investir nas novas gerações
  • INVESTIR NO FORTALECIMENTO DAS COMUNIDADES
  • A MISSIONARIEDADE DA IGREJA com programas de missões populares e visitas missionárias.
  • A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, com formações, troca de experiências, leitura orante da Bíblia, pastoreio, acompanhamento, renovação da catequese, renovar os encontros com pais e padrinhos;
  • AÇÃO SOCIAL DA IGREJA com gestos e ações concretas
  • MISSÕES POPULARES com ênfase aos novos espaços como conjuntos residenciais, escolas, hospital, comércio, edifícios, universidades, assentamentos e povos indígenas.

 

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA: A Diocese de Rondonópolis/Guiratinga situa-se ao sul do Estado do Mato Grosso.

LIMITES: Prelazia de Coxim – MS, Diocese de Corumbá – MS, Diocese de São Luiz de Cáceres – MT, Arquidiocese de Cuiabá – MT, Diocese de Primavera do Leste- Paranatinga – MT e Diocese de Barra do Garças – MT.

SUPERFÍCIE: 53.670,9 km2

POPULAÇÃO: 340 mil habitantes.

MUNICÍPIOS: Jaciara, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Juscimeira, Itiquira, Rondonópolis, São José do Povo, Guiratinga, Tesouro, Pedra Preta, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, parte dos municípios de Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.

 

ENDEREÇO

catedral-rondonopolisAv. Frei Servácio, 393 –Bairro La Salle

78.710-750 – Rondonópolis-MT

Fone: (66) 3426-8543 – Cúria diocesana

Fax: (66) 3426-7606

E-mail: dioc.roo@terra.com.br

Site: www.diocesederondonopolis.org.br