CNLB

CNLB

 

O que é

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil é uma associação de fiéis leigos católicos que congrega e representa o laicato brasileiro na sua diversidade em movimentos, pastorais, e associações dos mais variados tipos. A instituição tem por objetivo articular o laicato, em conselhos regionais, diocesanos e locais.

Objetivo Geral

Articular o laicato, em Conselhos Regionais, Diocesanos e Locais, com vistas às seguintes finalidades:

I – Ser instância de diálogo e intercâmbio de experiências e cooperação entre todos os filiados, visando a criar a necessária colaboração mútua em suas ações, com espírito de comunhão, solidariedade e partilha na construção do Reino.
II – Ser instância de representatividade do laicato católico brasileiro na Igreja e na sociedade, representando-o junto aos demais organismos da Igreja Católica, de outras igrejas ou tradições religiosas e da sociedade civil, em nível nacional ou internacional.
III – Criar espaços de articulação, diálogo, formação e informação do laicato presente nos diversos setores e segmentos da sociedade, a fim de garantir uma intervenção mais qualificada nos espaços sociais, políticos, econômicos e culturais.
IV – Buscar o diálogo e a comunhão com os Pastores e ministros responsáveis pela V – Suscitar e amadurecer a consciência crítica e criativa de sua identidade, vocação e missão, a fim de que seja presença atuante nos espaços sociais, políticos e culturais.
VI – Promover iniciativas voltadas à capacitação do laicato para o cumprimento de sua missão no mundo, iluminado pela ética cristã, no respeito à diversidade de dons, carismas e ministérios, sempre à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, com ênfase na dignificação da pessoa, na intransigente defesa da vida e da família, como sua instância VII – Estimular e promover o protagonismo do laicato e a sua participação nos processos de planejamento, decisão, execução e avaliação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, fortalecendo a consciência de Igreja-Povo de Deus.
VIII – Criar espaços de diálogo, comunicação e integração com os outros Organismos da Igreja no Brasil, na busca da comunhão e da unidade na diversidade.
IX – Ser presença na caminhada ecumênica, incentivando o diálogo e a colaboração dos católicos com outras igrejas cristãs, estimulando o diálogo inter-religioso.
X – Concretizar e aprofundar os laços solidariedade entre os cristãos leigos e leigas, buscando facilitar o relacionamento, o conhecimento e a confiança recíprocos, o intercâmbio de opiniões
e experiências, a superação das divergências, a aceitação e integração das diferenças, com vistas ao testemunho de amor, fraternidade e comunhão.

Trabalhos desenvolvidos no Regional

Mesmo sendo criado em 1976, no Regional Extremo Oeste, do qual fazía parte na época, o CNLB só passou a ser articulado no ano de 1986, com incentivo do Pe. Ernane Pinheiro que era responsável pelo setor leigo da CNBB.
A primeira Assembléia Nacional do CNLB que foi em 1987, teve a participação através de Inácio Werner e Lourenço. Até a presente data a equipe de articuladores tem participado de todos os eventos promovidos pelo CNLB a nível Inter-regional e nacional. No Regional Oeste 2 o CNLB está organizado com uma equipe de articulação com representatividade de 4 Dioceses.
Um dos maiores desafios que encontramos em nossa organização é a questão financeira.