TEMPO COMUM "Grande é a messe, poucos são os operários" Lc 10,2

INFORMATIVO

Cadastre e receba nosso informativo

COMISE

 

O que é

Um organismo dos seminários e casas de formação da Igreja católica.

Objetivo

Proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios da missão universal da Igreja: na pastoral, nova evangelização e na missão Ad gentes além-fronteiras

Ações Práticas

  1. Organizar encontros periódicos com os membros do Comise para refletir e estudar temas de espiritualidade e formação missionária.
  2. Promover ao longo do ano, de acordo com a direção do seminário, para todos os seminaristas, formação missionária (Formise), simpósios, congressos, retiros e jornadas sobre os desafios da missão. (Convidar missionários para partilhar suas experiências).
  3. Participar de cursos, formações (Formise), eventos e congressos missionários diocesanos, regionais e nacionais, bem como dos CAM – Comlas.
  4. Divulgar junto aos seminaristas, meios de comunicação e notícias sobre contextos e situações missionárias (livros atualizados e documentos sobre a missão, informativos, revistas missionárias, portais, redes socais, acontecimentos das missões no mundo).
  5. Incentivar e organizar experiências missionárias para seminaristas dentro e fora da diocese (Ex. Projetos Igrejas-Irmãs, Experiências de férias em Santarém -PA e Porto Velho- RO, entre outras).
  6. Insistir junto à direção do seminário ou da faculdade para que nos programas dos estudos teológicos a missiologia tenha um lugar de destaque.
  7. Fornecer contatos (endereços eletrônicos e redes socais) de missionários(as) além-fronteiras para fortalecer a comunhão com eles através da comunicar, oração e ajuda financeira.
  8. Estabelecer diálogo, intercâmbio e cooperação com os organismos e instituições missionárias atuantes na diocese (Comire, Comidi, Comipa, Grupos de Animação, Conselho Indigenista Missionário, centros de formação).
  9. Favorecer a criação e a animação dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas) nas paróquias, começando por aquelas onde os seminaristas fazem pastoral.
  10. Apoiar os grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários que são atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé para animação e cooperação missionária.
  11. Realizar no seminário e casas de formação a Campanha Missionária do mês de outubro, com novena e a coleta do Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo de outubro), propondo iniciativas de ajuda a missionários ou campanhas de solidariedade em casos emergenciais.
  12. Organizar o “Cofrinho Missionário” para a oferta pessoal e comunitária como fruto de sacrifícios livremente assumidos ou de iniciativas promovidas.

A atenção aos grandes problemas da missão e da humanidade não dispensa os membros do Comise de um generoso engajamento na vida do Seminário. Pelo contrário, essa visão universal deve multiplicar a corajosa dedicação aos problemas domésticos.