23/05/2017 Conselho Regional de Pastoral – Maio de 2017 Participaram os coord. diocesanos de pastoral, coordenadores de pastorais, movimentos, organismos e serviços do Regional

Aconteceu, nos dias 20 e 21 de maio de 2017, no CENE (Centro Nova Evangelização) em Cuiabá- MT – o Conselho Regional de Pastoral do Regional Oeste 2 da CNBB. Fizeram-se presentes coordenadores diocesanos de pastoral, coordenadores regionais das pastorais, movimentos e serviços. O conselho iniciou com a oração inicial conduzida por Pe. Edson Dias da diocese de São Luiz de Cáceres, após a acolhida de Dom Neri Tondello, presidente do Regional Oeste 2, o secretário executivo da CNBB – RO2, Pe. Jair Fante, deu as felicitações e apresentou a pauta sugerida para o conselho. Dom Neri fez um breve comentário do que foi a 55ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida no mês de abril.

O Pe. Jair conduziu a leitura da nota “ ANO MARIANO NACIONAL” e explicou a importância de repassar para as dioceses e paróquias essas notas, em seguida foi divido grupos para ser realizado um momento de avaliação dos trabalhos pastorais, movimentos, serviços e outros interesses de evangelização do Regional. No sábado atarde, foi trabalhado a leitura do texto Igreja: Lugar da animação Bíblica da vida e da Pastoral. Neste ano 2017 no Regional Oeste2, a Igreja coloca-se como lugar de animação bíblica da vida e da Pastoral.

O domingo de manhã começou com a oração matinal. Em seguida esteve exposta uma sugestão para o Regional, em função do ano da juventude, com tema: “Projeto Vocacional 2018 – RO2 – em cada comunidade uma vocação”, foi aprovado com 30 votos a favor e 1 contra para ser colocada como proposta para a próxima assembleia, Pe. Jair apresentou a pauta da assembleia que acontecerá em agosto e repassou o calendário do regional até o mês de dezembro. Foi feito o encaminhamento dos subsídios do Regional que será trabalhado nas dioceses nos meses de agosto a novembro. Pe. Jair fez a leitura da nota que a CNBB publicou sobre a ETICA NA POLITICA.

Nada mais tendo a abordar, o Conselho Regional de Pastoral foi concluído com uma breve avaliação e celebração de envio em missão. Dom Neri Tondello, bispo de Juína e presidente do Regional Oeste 2, deu assim por encerrado o CRP.

PASCOM
Regional Oeste 2 da CNBB