14/11/2023 XXV ASSEMBLEIA PASTORAL DIOCESANA 2023, DIOCESE DE JUÍNA: CORAÇÕES ARDENTES E PÉS A CAMINHO

Juína, 14 novembro 2023, por Renan Dantas  

XXV Assembleia Diocesana de Pastoral | Foto: Renan Dantas

REFLEXÕES E RENOVAÇÃO: A JORNADA DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE JUÍNA 2023

A XXV Assembleia Diocesana de Pastoral, ocorrida de 10 a 12 de novembro de 2023 na Casa de Retiro, marcou um encontro significativo para a Diocese de Juína. Sob o tema “Uma Igreja Servidora, Profética e Defensora da Vida” e o lema inspirador “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), liderada pelo Assessor Padre Paulo Adolfo, a comunidade eclesiástica se reuniu para uma intensa jornada espiritual.

A XXV Assembleia Diocesana de Pastoral tema inspirador

“Uma Igreja Servidora, Profética e Defensora da Vida”, acompanhado pelo lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Este tema direcionou os participantes a refletir sobre a missão da Igreja local como agente de serviço, profecia e defesa da vida. As atividades propostas buscaram alinhar as ações pastorais com esse chamado, promovendo uma visão integral do Evangelho em todos os aspectos da comunidade diocesana.

Durante as plenárias, momentos de oração e análise das propostas para o próximo ano, o tema ressoou como um convite à ação concreta e ao compromisso efetivo com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Vivência do Evangelho: Corações ardentes, pés a caminho

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” ecoou como um chamado à paixão e ao dinamismo na vivência da fé. Inspirados pela chama ardente em seus corações, os participantes foram incentivados a colocar seus pés em movimento, a caminho daqueles que mais necessitam, a caminho da justiça social, a caminho da construção de um mundo mais solidário.

Assim, a XXV Assembleia Diocesana de Pastoral não foi apenas um encontro de reflexão, mas uma convocação para a ação transformadora. Este lema e tema serviram como bússola para orientar a Igreja local em seu papel crucial como instrumento de serviço, profecia e defesa da vida, impulsionando-a a trilhar um caminho concreto em direção a uma autêntica vivência do Evangelho.

UNIÃO E ESPIRITUALIDADE MARCAM O PRIMEIRO DIA DA ASSEMBLEIA DIOCESANA

Missa de abertura da xxv assembleia pastoral diocesana – Foto: Renan Dantas

No primeiro dia da Assembleia Diocesana de Juína 2023, a comunidade eclesiástica se reuniu para uma acolhida calorosa dos participantes, seguida por um jantar que fortaleceu os laços entre os presentes. A Santa Missa de abertura da assembleia, presidida por Dom Neri, proporcionou um momento de espiritualidade e reflexão.

Destaque para a Juventude

A participação ativa da juventude trouxe uma apresentação envolvente, abordando temas prementes como natureza, mudanças climáticas, culturas indígenas e desafios modernos.

Solidificando Compromissos

Na sala de palestras, as paróquias foram calorosamente acolhidas na casa de retiro da Diocese, evidenciando a união da comunidade. A leitura da Ata da assembleia 2022 trouxe um olhar retrospectivo, reafirmando o compromisso coletivo com a missão diocesana.

Base Sólida para o Futuro

Esse primeiro dia estabeleceu uma base sólida para os dias seguintes, prometendo um período de diálogo profundo, reflexão espiritual e colaboração fraterna. A Assembleia Diocesana de Juína 2023 se configura como um espaço propício para fortalecer os laços comunitários e abordar questões relevantes para a fé e a sociedade.

VÍDEOS, FORMAÇÃO E ORDENAÇÃO DIACONAL: SEGUNDO DIA

O segundo dia foi marcado por intensidade, iniciando com a oração das Laudes, seguida por um café da manhã e momentos de partilha. Na Casa de Retiro da Diocese de Juína, os participantes deram continuidade à Assembleia Pastoral.

Vídeos de Atividades Pastorais Anual 2023

A Assembleia foi enriquecida com a apresentação de vídeos das paróquias da Diocese de Juína. Esses vídeos mostraram as atividades pastorais, e a caminhada das comunidades ao longo de 2023. Uma oportunidade para toda a diocese se unir como uma rede de comunidades, conhecer outras realidades e compartilhar suas experiências e caminhadas.

Inspirando Compromissos

Foto: Renan Dantas

Dom Neri, Bispo da Diocese, elogiou a vitalidade das paróquias, destacando a importância de uma igreja ativa e comprometida. Motivou todo os presentes, reconhecendo as atividades exemplares em diversas paróquias, ressaltando a relevância da igreja em saída e missionária.

Assessor Pe. Paulo Adolfo Simões: Pastoral Orgânica

Pe Paulo Adolfo Simões | Foto: Renan Dantas

Padre Paulo Adolfo Simões, membro do Clero da Arquidiocese de Pouso Alegre, no sul de Minas, desempenha um papel significativo na CNBB, atuando no Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep).

Como assessor da XXV Assembleia de Pastoral, dedicou-se a refletir sobre a importância da pastoral orgânica. Em suas palavras, destacou a necessidade de todas as ações da Igreja, sejam pastorais, movimentos ou projetos, serem programadas para agir organicamente, assegurando que o Evangelho seja anunciado de maneira integral. Padre Paulo enfatizou que uma Igreja que pratica a pastoral orgânica é aquela que acolhe todas as iniciativas, priorizando as essenciais.

Além disso, é uma Igreja que se volta para as necessidades reais do seu povo, cuidando sempre dos mais fracos e dos mais pobres. Sua visão destaca a Igreja como um reflexo do ensinamento de Jesus e da abordagem pastoral preconizada pelo Papa Francisco. Este testemunho iluminou os debates da Assembleia, inspirando a comunidade a agir com compaixão e integridade em seu serviço à fé e à sociedade.

Plenárias e Experiências Paroquiais

Antes da ordenação, a Assembleia se envolveu em plenárias e experiências paroquiais. Grupos debateram, ouviram e discerniram sobre pastorais e movimentos. Momento crucial de escuta entre os membros, divididos por grupos, debateram a inclusão de pastorais no próximo Planejamento Pastoral Diocesano.

Ordenação Diaconal Solene

Ordenação Diaconal, Catedral de Juína – Foto: Renan Dantas

O segundo dia também testemunhou a participação na ordenação diaconal dos Diáconos Gustavo Soares e Giovanni Bittencourt, realizada na Catedral da Diocese. Todos os presentes contribuíram para esse evento marcante, encerrando o dia com a celebração e compromisso pastoral renovado.

DECISÕES CRUCIAIS E COMPROMISSO CONTÍNUO: A JORNADA DO TERCEIRO DIA

O terceiro dia começou com uma oração meditativa comovente e a apresentação de propostas pastorais. A manhã se concentrou nas linhas de ação para 2024, enfatizando o compromisso com um calendário diocesano envolvendo todas as paróquias em eventos significativos.

Conclusões da Plenária: Compromissos para o Futuro

Durante os intensos debates e análises na plenária da XXV Assembleia Diocesana de Pastoral, emergiram direcionamentos claros para o fortalecimento e desenvolvimento das ações pastorais. Algumas das conclusões destacadas incluem:

  1. Fortalecimento da Vida Litúrgica:

– Ênfase na formação de lideranças nas comunidades, com especial atenção para a capacitação de Ministros da Palavra e da Eucaristia.

– Proposta de Formação Continuada nas paróquias, focalizando na Iniciação à Vida Cristã.

  1. Consolidação dos Conselhos Pastorais:

– Fortalecimento dos Conselhos Pastorais, abrangendo o CPD (Conselho Pastoral Diocesano), CPP (Conselho Pastoral Paroquial), CPC (Conselho Pastoral Comunitário), CAEP (Conselho de Assuntos Econômico Paroquial) e CAED (Conselho de Assuntos Econômico Diocesano).

– Ampliação do Conselho Diocesano de Pastoral, promovendo dois encontros anuais.

  1. Acolhida e Formação da Juventude:

– Compromisso expresso com a acolhida e formação da juventude, evidenciado no Bloco Juventude.

Essas conclusões, delineadas coletivamente, apontam para um futuro de maior integração, engajamento e resposta ativa aos desafios e necessidades da comunidade diocesana. A Assembleia se encerra, mas o compromisso renovado impulsiona a Diocese de Juína a caminhar com zelo e dedicação.

A Missa de Envio encerrou a Assembleia, consolidando o compromisso renovado da comunidade. A XXV Assembleia Diocesana de Pastoral em Juína deixa um legado de reflexão, colaboração e fervor espiritual, orientando a Diocese no caminho de uma Igreja servidora, profética e defensora da vida.

.

.

.

Com informações: Renan Dantas – Diocese de Juína