29/01/2020 Texto-base propicia estudo e reflexão da temática do 18º Encontro Nacional de Presbíteros


Com a proximidade do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, a ser realizado nos dias 03 a 08 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), e que contará com a presença de presbíteros de várias regiões do Brasil, a Comissão Nacional de Presbíteros, ligada à Comissão para os Ministérios Ordenados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), solicitou ao secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado, que escrevesse um texto para estudos, reflexão e oração dos presbíteros, tratando o tema principal do encontro “Comunhão e Missão”.

Toda a flexão apresentada por dom Joel foi consolidada, e posteriormente, publicada em formato de livro. O texto-base traz à luz duas passagens da Sagrada Escritura: “todos vós sois irmãos” (Mt 23,8) e “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt, 11,28). O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm, afirmou que em linguagem simples, flutuante e agradável, a publicação aborda questões sempre atuais e muito caras aos presbíteros. “Por entre as páginas, os presbíteros se sentirão conduzidos ao longo de veredas que levam de volta ao núcleo de sua vida, missão e vocação”, disse.

Ao longo do subsídio, os leitores poderão encontrar onze passos ou momentos. Entre um e outro, dom Salm explica que há sempre uma sugestão de Leitura Orante da Palavra e perguntas para reflexão pessoal e partilhada. “É um esquema que propicia o estudo da temática, a oração e a reflexão, tanto individualmente quanto em grupo. Serviria, inclusive, como base para um retiro espiritual com grande proveito”, garante dom João Salm.

Temas como a missão do presbítero no Brasil na terceira década do século XXI e o presbítero diante das comunidades eclesiais missionárias são abordados no texto-base. O subsídio pode ser adquirido no site da Editora da CNBB, a Edições CNBB: https://www.edicoescnbb.com.br

18º Encontro de Presbíteros

O 18º Encontro Nacional de Presbíteros será voltado para os temas da comunhão e da missão e retomará questões que já foram abordadas em outros momentos, mas ao mesmo tempo, levantará questões sobre como elas se manifestam principalmente neste século. “Em cada Encontro Nacional, sempre nos perguntamos pela novidade, temendo o risco de nos deslocarmos de nossas terras e tarefas para falar dos mesmos assuntos e, de algum modo, chegar às mesmas conclusões”, afirmou o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella.

A novidade dos Encontros Nacionais, de acordo com o secretário-geral, está na vida muito mais do que nos textos. “Sabemos, porém, que a novidade dos Encontros Nacionais se manifesta muito mais no estarmos juntos e, impulsionados por algumas reflexões prévias, podermos partilhar a vida”, finaliza o bispo.