22/05/2023 Seminário Regional de Catequese

 

No último final de semana, dias 20 e 21 de maio/2023, na Sede da CNBB Regional Oeste 2, em Cuiabá-MT, foi realizado o Seminário de Formação de Catequese. Estiveram presentes representações de todas as Dioceses, principalmente membros das Coordenações Diocesanas de Catequese. O encontro contou com a assessoria do Pe Jânison de Sá Santos – assessor nacional da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

A temática trabalhada foi a ‘Iniciação à Vida Cristã’ – IVC, como caminho de encontro com Cristo e conversão pastoral. A IVC é uma urgência em nossa ação evangelizadora, pois ela é caminho e instrumento para formar discípulos missionários de Jesus Cristo e também de renovação eclesial e paroquial, bem como de conversão estrutural de nossas comunidades.

“Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora.” (DocApda 287)

A evangelização, como itinerário gradual, contínuo e permanente, favorece com que a pessoa seja iniciada na vida de Jesus Cristo, conheça-o, encante-se por Ele e siga seus passos. Ou seja, a IVC é um itinerário para formar discípulos missionários, como nos diz o Documento 107 da CNBB.  E a Catequese é parte integrante da IVC e deve estar a seu serviço.

Trata-se de um caminho que leva a uma transformação pessoal, comunitária e social, a partir do encontro com Jesus Cristo.

A IVC é um desafio pastoral para todos nós, mas trata-se de uma grande missão a ser abraçada e cumprida em nossas comunidades eclesiais. Não é uma pastoral a mais, e sim um eixo central e unificador de toda ação evangelizadora e pastoral de nossa Igreja.

 

.

.

.

Com informações: Secretariado Executivo Regional Oeste 2