27/04/2021 Seminário on-line celebra 40 anos da Familiaris consortio e os cinco anos da Amoris Laetitia

Para celebrar os 40 anos da Familiaris Consortio e os cinco anos da Amoris Laetitia, exortações apostólicas sobre a família dos Papas João Paulo II e Francisco, respectivamente, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), promove o Seminário Alegria do Amor, de 3 a 7 de maio, de forma on-line, sempre às 20h.

O evento está com inscrições abertas e a participação é gratuita. O webinário abordará os aspectos eclesiológicos, morais e pastorais dos dois documentos que abordam a função da família cristã no mundo e a alegria do amor na família. Para se inscrever, acesse a página de inscrições.

Especialistas farão a exposição dos temas em palestras, com o objetivo de aprofundar a compreensão acerca da família e colaborar com as dioceses, paróquias, movimentos e serviços na reflexão e na aplicação das indicações dos documentos. Além disso, algumas famílias compartilharão suas experiências com a vivência da Amoris Laetitia.

Programação
No dia 3 de maio, o padre Rafael Fornasier, ex-assessor da Comissão Vida e Família da CNBB e atual vice-presidente e diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para o Matrimônio e Família, vai apresentar os aspectos eclesiológicos (doutrinais) das duas exortações apostólicas.

Na terça-feira, 4, será a vez do padre Rafael Solano discutir sobre os aspectos morais que os documentos apresentam. O presbítero da arquidiocese de Londrina (PR) é mestre e doutor em Teologia Moral. Já na quarta-feira, 5, o bispo auxiliar de Porto Alegre e doutor em Teologia Sistemática, dom Leomar Brustolin, abordará as questões pastorais.

No quarto dia do evento, 6 de maio, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, vai mediar uma mesa redonda com a participação dos palestrantes e interação dos inscritos no evento.

Por fim, na sexta-feira,7, o arcebispo de Florianópolis (SC) e referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 4 da CNBB, dom Wilson Tadeu Jönck, vai debater sobre os principais pontos das palestras nos dias anteriores, além da importância para a família das figuras do pai e da mãe, homem e mulher.

Ano Família Amoris Laetitia
A iniciativa integra o Ano Família Amoris Laetitia, que teve início em 19 de março, Dia de São José, e segue até 26 de junho de 2022, dia do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre. Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa Francisco são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

A exortação apostólica Amoris laetitia, lançada em 2016, é fruto de dois sínodos sobre a família realizados nos anos de 2014 e de 2015. O documento possui nove capítulos que abordam questões sobre a palavra, a realidade, os desafios e a vocação das famílias, o amor no matrimônio, a fecundidade, a educação dos filhos, a espiritualidade, entre outros temas.

Confira mais informações sobre o Ano Família Amoris laetitia no hotsite.