04/12/2023 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ PARA PRESBÍTEROS TEVE INÍCIO NESSA SEGUNDA-FEIRA, 4, EM BRASÍLIA

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúne 95 presbíteros de várias partes do país para participar do Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, que acontece na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), de 4 a 6 de dezembro. Além de várias conferências sobre a temática da Iniciação à Vida Cristã, os participantes terão a oportunidade de contribuir na construção de um subsídio que servirá de orientação para os presbíteros em todo o Brasil no acompanhamento da Iniciação à Vida Cristã.

O encontro teve início na tarde desta segunda-feira com uma celebração presidida por dom Leomar Antônio Brustlin, presidente da Comissão, e a mesa de abertura contou com a presença do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e dos bispos que são membros da Comissão: dom Andherson Franklin Lustosa de Souza e dom Juarez de Souza da Silva.

Em sua fala inicial aos presentes, dom Leomar enfatizou que o seminário não é um curso, mas que era uma oportunidade para que todos pudessem sentar, refletir e conversar.

“Mais do que palestras, as reflexões são muito breves, mas a participação de todos, especialmente partilhando experiências, questionando, propondo, certamente é o que nós mais vamos levar deste encontro: a escuta e a partilha”, disse.

Já o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, disse que o encontro era fundamental para que também todas as dioceses do Brasil pudessem ser sensibilizadas “neste grande processo em que o ser cristão se torna uma maneira de testemunhar a partir da experiência de Deus o que é o sentir-se evangelizador. “

“Todos nós somos chamados a evangelizar, mas precisamos ser introduzidos nessa forma de evangelização. Seja você um evangelizador e assuma na sua diocese a iniciação à vida cristã, processo de toda a Igreja e para o bem de todo mundo”, ponderou.

A assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, Mariana Venâncio, realçou que o seminário convida os presbíteros a reconhecerem a importância de seus papeis enquanto líderes, enquanto pastores também nos processos de Iniciação à Vida Cristã. “A Comissão pensou esse seminário como uma oportunidade para que os presbíteros possam também aprender mais sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã”, disse.

O subsídio

Segundo Mariana, ao longo desses três dias de seminário, será apresentado um subsídio aos presbíteros para que eles possam contribuir com as suas opiniões, comentários e também, por ventura, apresentar alguma dúvida ou lacuna que percebam que não tenha sido contempladas no material.

“A partir das contribuições recebidas nesse seminário, nós completaremos esse material e então publicaremos junto à Edições CNBB para que ele sirva como orientação para os presbíteros em todo o Brasil no acompanhamento da Iniciação à Vida Cristã”, disse.

O material trata dos principais temas da Iniciação à Vida Cristã e nele serão abordadas questões como leitura orante, querigma, mistagogia, o aspecto litúrgico do processo. A previsão é que seja publicado ao longo do primeiro semestre de 2024.

Programação do seminário

O primeiro dia, 4 de dezembro, conta com a saudação do presidente da Comissão, dom Leomar Antônio Brustolin, e com duas conferências. Uma sobre a leitura orante da Bíblia na Iniciação à Vida Cristã (IVC) e a outra sobre Querigma.

No segundo dia do Seminário, 5 de dezembro, terão quatro conferências: “Iniciação à Vida Cristã na Comunidade”; “o presbítero e a Iniciação à Vida Cristã”; “IVC na perspectiva do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA)”; “IVC e questões do Direito Canônico: aspectos dos ministérios do presbítero e do catequista”.

Por último, no dia 6 de dezembro, os participantes farão uma visita à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e participarão da última conferência sobre “IVC e Liturgia: ritos e entregas”.

A programação na íntegra com todas as conferências e palestrantes de cada dia pode ser acessada (aqui).

.

.

.

Com informações: cnbb.org.br