14/06/2021 Semana de Mobilização da segunda fase da Ação “É tempo de Cuidar” tem Drive-Thrus para arrecadação de doações

Abrindo a segunda fase da ação emergencial É tempo de cuidar, a Semana Nacional de Mobilização chega ao seu momento expressivo com arrecadações de alimentos e outras doações nos pontos de Drive-thru espalhados pelo Brasil inteiro, nesse sábado, 12 de junho. A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira, com o apoio de outras entidades, é realizada a partir da motivação para a promoção da solidariedade local tendo em vista o cenário de insegurança alimentar e vulnerabilidade social intensificado pela pandemia sanitária da covid-19.

Segunda fase

Esta segunda fase, segundo o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, trata-se do prosseguimento da necessária ação em favor dos pobres e vulneráveis, apresentada na Páscoa de 2020, relançada na Páscoa deste ano: “a iluminação de um olhar misericordioso e comprometido em favor dos que precisam mais. Iniciativa providencial para esse tempo de sofrimento com a pandemia”.

Com a parceria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) a ação emergencial propõe a Semana Nacional de Mobilização com uma série de ações para animação destes dias em que a coleta de alimentos tem sido intensificada com celebrações, lives e a os “drive thrus” em vários pontos do país.

Veja como participar:

Segundo o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, essa iniciativa, desde 2020, tem favorecido processos de organização do serviço da caridade em cada uma das dioceses pelo Brasil afora.

“Agora em 2021, nós entramos na segunda fase dessa ação solidária que não tem tempo para terminar. A razão disso é que todos nós somos convocados a participar e contribuir doando alimentos, materiais de proteção individual, mas também registrando essas ações, a fim de que possamos identificar cada vez mais quais são aquelas pessoas que necessitam mais da nossa ajuda”, destaca padre Patriky.

Socorro emergencial

O cenário de empobrecimento e agravamento das desigualdades intensificou-se com a pandemia do novo coronavírus “a tal ponto que exigem o engajamento pleno e prioritário de instituições e segmentos da sociedade”, como salienta dom Walmor Oliveira. “As carências alimentares, na contramão dos indicadores que mensuram e apontam a melhoria da economia, se põem como questionamento humanitário, clamando por novas posturas cidadãs. Há muita gente que acorda sem saber o que terá para comer”, afirma o presidente da CNBB.

“O socorro é emergencial e urgente sob pena de esmaecer-se, de se provocar uma convulsão social que pode ser silenciosa, mas com peso de guerra. […] A Igreja Católica, em sintonia com outras confissões religiosas e segmentos sensíveis da sociedade, com selo humanitário reconhecido, intensifica a ação emergencial solidária É Tempo de Cuidar, tecendo e fortalecendo redes de solidariedade, socorrendo pobres e vulneráveis e criando oportunidade para o exercício de novas práticas que possam contribuir na recomposição social e política do Brasil”, ressalta dom Walmor.

Pontos de coleta

Durante toda a semana, especialmente no dia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus ou no chamado Dia do Cuidar, neste sábado, 12 de junho, paróquias e outras instituições eclesiais têm montado pontos de coletas para receber as doações.

Na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília (DF), um ponto de entrega de alimentos tem funcionado em parceria com a CRB. No sábado, o ponto estará aberto das 7h até às 21h.

Outros postos de arrecadação estarão montados no Distrito Federal:

Asa Sul (L2 Sul) – Quadra 601 – Paróquia Bom Jesus – 9h – 17h

Paranoá – Praça Central, 14 – Nossa Senhora dos Pobres – 9h – 17h

Santa Maria – QR 402 – Paróquia São José – 9h – 13h

Na Bahia, a Rádio Bom Jesus FM 98.1, da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), fará, no dia 12 de junho, uma ação de “drive thru” em frente à sua sede. No município de Santa Maria da Vitória, a matriz Nossa Senhora das Vitórias realiza nesta sexta-feira, 11 de junho, a Ação Solidária “Cuidar é próprio do Coração”, recebendo doações até as 18h.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Em Minas Gerais, a Cáritas Diocesana de Sete Lagoas encerra nesta sexta-feira, às 17h, um ponto de doações que funcionou durante toda a semana.

Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), a ação ocorre neste sábado, na paróquia São Gonçalo, Rua Bueno Brandão, n. 40, no Centro.