16/05/2023 Semana da Comunicação 2023 acontece de 16 a 21 de maio com atividades on-line nas Redes Sociais da CNBB

No próximo domigo, 21, a Igreja em todo o mundo celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Setores comunicativos da Igreja no Brasil promovem a Semana da Comunicação 2023, com atividades on-line nos dias 16 e 18 de maio, transmitidas pelo canal da CNBB no YouTube. Neste ano, a mensagem divulgada pelo Papa Francisco em 24 de janeiro tem como tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4,15)”.

A Pascom Brasil, a Assessoria de Comunicação e a Comissão Episcopal para Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Signis Brasil, os Jovens Conectados, o Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e o Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac) das Irmãs Paulinas são os promotores da Semana da Comunicação, que acontece pelo quarto ano consecutivo. Nos demais dias, os regionais da CNBB com dioceses e paróquias pelo Brasil, realizam suas atividades.

Momento oracional e lançamento do Diretório de Comunicação atualizado

O evento é a primeira atividade, no dia 16 de maio, a partir de 20h e contará com a presença do bispo de Campo Limpo e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José de Castro, que dirigirá uma fala inicial aos participantes. Na sequência terá lugar um momento oracional e o lançamento da edição atualizada do documento 99 da CNBB, que é o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, com a presença dos membros do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), que foram responsáveis pela revisão e atualização do texto. São integrantes do Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Marcus Tullius, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, além dos assessores e bispos membros da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.

“Chamada a evangelizar e, ciente de que evangelizar é comunicar, a Igreja no Brasil tem, neste Documento da CNBB 99, a principal referência do seu pensamento comunicacional e da sua contribuição para a sociedade. Esta edição atualizada do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil responde aos anseios das transformações no campo da comunicação e explicita o que a Igreja compreende como Pastoral da Comunicação: um processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional. Esta nova atualização, trabalho da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, reconhece os avanços culturais e tecnológicos desde a última edição e incorpora as contribuições do Papa Francisco com a proposta da Igreja missionária em saída permanente”, diz a introdução do documento. O Diretório está à venda pelo site das Edições CNBB.

Papa Francisco e a Comunicação 

A segunda atividade da Semana da Comunicação acontece na quinta-feira, 18, a partir de 20h. Será uma roda de conversa sobre a comunicação no magistério do Papa Francisco. A noite também marca lançamento do livro Comunicar para humanizar – A comunicação a partir do Papa Francisco, organizado pelo coordenador-geral da Pascom Brasil e mestrando em Comunicação Social, Marcus Tullius. A organização foi uma proposta da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, com a participação dos autores Dom Joaquim Mol, Dom Neri José Tondello, Irmã Neusa Santos, Aline Amaro da Silva, Magali Cunha, Janaína Gonçalves, Padre Rafael Vieira, Venício de Lima, Alessandro Gomes e Moisés Sbardelotto. Trata-se de uma coletânea das 10 mensagens do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, comentadas pelos autores.

“No marco comemorativo dos dez anos do pontificado do papa Francisco, este livro retoma suas profundas e necessárias reflexões para o tempo presente, revisitando suas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Além das mensagens, a obra traz comentários escritos por profissionais cristãos que, da pastoral à academia, atuam de forma comprometida e competente na área da comunicação. A proposta é convidar cada leitor a perceber a diversidade de um mundo poliédrico, que comporta múltiplos olhares”, descreve o texto de apresentação do autor.

Missa pelos comunicadores

No domingo, 21, festa litúrgica da Ascensão do Senhor, acontece celebração eucarística na intenção de todos os comunicadores. A data que marca do Dia das Comunicações será comemorada no Santuário Nacional de Aparecida. A missa, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José de Castro, tem início às 8h, com transmissão pelas TVs de inspiração católica Aparecida, Rede Vida, Horizonte e Imaculada, além da TV Cultura.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. Em 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais, marcando a data em que seria celebrado a cada ano.

Subsídio formativo

O Grupo de Trabalho para o eixo Formação da Pascom Brasil organizou um subsídio pastoral para a celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ele pode ser baixado gratuitamente em pdf. O documento contém a íntegra da mensagem do Papa, chaves de leitura, artigo de aprofundamento, roteiros para rodas de conversa e leitura orante, além de propostas litúrgico-pastorais para viver o Dia Mundial. Além disso, o subsídio conta com dicas de leitura e filmes. Cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) poderá se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial, ou on-line.

.

.

.

Com informações: cnbb.org.br