15/02/2024 SEIS DÉCADAS DE HISTÓRIA: CONVERSÃO E FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade (CF) no Brasil celebra seis décadas neste ano. O projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na década de 60, propõe, no período propício, que exerçamos a caridade, o jejum e a penitência, em sintonia com as formações e partilhas dos temas propostos.

A Campanha da Fraternidade sempre teve o objetivo de formar e orientar a comunidade para viver a Quaresma, momento de conversão que nos prepara para celebrarmos a Páscoa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao mesmo tempo que promove inúmeras ações de solidariedade, como voluntariado, arrecadação de alimentos, apoio aos excluídos e outras iniciativas que se somam às que já fazemos durante o ano todo.

Em 2024, a Campanha da Fraternidade enfatiza a importância da educação para a fraternidade. Ela nos ajuda a desenvolver uma consciência crítica e ética, a priorizar os valores humanos e a construir uma sociedade mais justa e inclusiva. O tema deste ano é: “Fraternidade e Amizade Social”, que nos convida a ver o próximo como irmão, sem distinção de classe, cultura ou religião.

Para isso, a CF 2024 tem como objetivo geral: despertar para o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade em todas as pessoas e povos.

A fraternidade é o fundamento de uma sociedade mais justa, e também por esse motivo, a CF usa os meios de comunicação, inclusive as redes sociais, e espaços como esse em que você está lendo agora, para espalhar a mensagem de fraternidade e amizade social. Ela nos incentiva a compartilhar conteúdos que estimulem o respeito, a empatia e a solidariedade, assim como o Papa Francisco nos pede, na carta deste ano, endereçada aos comunicadores, afirmando que: “Nossa reflexão só pode partir do coração humano”.

A fraternidade e a amizade social são temas centrais da campanha, que nos orienta a viver os valores cristãos no dia a dia, fazendo da Quaresma não só um tempo de penitência, mas também de engajamento com a construção de um mundo mais humano e compassivo.

Eu participei da Campanha da Fraternidade na minha família, comunidade, seminário, paróquias e dioceses onde estive. A história nos mostra que a fraternidade e a solidariedade são fundamentais para a construção de um mundo melhor. Que possamos refletir sobre esses fatos, buscando fortalecer nossa fé, na vida eclesial e no compromisso com o bem comum. Que essas reflexões nos inspirem a construir uma sociedade mais fraterna e amiga, onde todos sejam acolhidos e integrados.

Agradeço por permanecer comigo até o fim deste artigo. Prossigamos juntos nesta quaresma. Que o Senhor o abençoe e o guarde! Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre você e lhe seja benigno! O Senhor mostre para você a sua face e lhe conceda a paz!

 

Dom Mário Antônio, arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá/MT.