28/01/2020 Reunião da Ampliada Nacional das CEBs

Na noite do dia 23 de janeiro de 2020, no Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis Guiratinga, reuniram-se os membros da Ampliada Nacional das comunidades Eclesiais de Base, com a participação de 65 participantes entre leigos e leigas, religiosas, padres e três bispos advindos dos 18 Regionais da CNBB. O bispo da Diocese de Rondonópolis/Guirantinga Dom Juventino Kestering e Rinaldo Cardoso Meira, articulador do Regional acolheu os participantes.

Dom Juventino enfocou a importância do encontro para as comunidades eclesiais e sinalizando que o objetivo do encontro deve apontar para a vida das comunidades. Insistiu também na renovação da metodologia e nos meios para atrair os jovens para o ideal das comunidades Dom Gabriel, bispo de Floresta-PE, da Comissão do Laicato e responsável pelas CEBs externou sua alegria em participar da Ampliada Nacional das CEBs.

Em sequência Rinaldo encaminhou uma dinâmica de apresentação por região. Padre José Éder, coordenador do Secretariado Diocesano das CEBs apresentou a finalidade da Ampliada, o processo de construção do Intereclesial, os participantes e suas atribuições e responsabilidades. Prosseguindo aprestou a pauta proposta pelo Secretariado e Coordenação Nacional das CEBs, após ajustes, alterações e inclusão de temas, tambem organizou os principais conmpromissos como espiritualidade e celebração; coordenação das atividades de cada dia; animação, secretaria, carta ao Papa Francisco e carta final da Ampliada.

Este encontro da Ampliada Nacional das CEBs realiza-se uma vez por ano, no mês de janeiro e tendo como local aonde vai se realizar o próximo 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de base, que acontecerá de 19 a 23 de julho de 2022 em Rondonópolis.