26/01/2023 REPAM apresenta sua Política de Proteção de Crianças, Adolescentes e Adultos Vulneráveis

A Política de Proteção visa garantir a seriedade e o compromisso da REPAM com as pessoas, preservando a integridade física, psicológica e moral da infância e adultos vulneráveis nos espaços de atuação da Rede.

Por Comitê de Proteção da REPAM

“Política de Proteção de Crianças, Adolescentes e Adultos em Situação de Vulnerabilidade da Rede Eclesial Pan-Amazônica” é um instrumento que protege, como seu nome sugere, crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

Seu objetivo é garantir a seriedade e o compromisso da REPAM com as pessoas, preservando a integridade física, psicológica e moral da infância e adultos vulneráveis nos espaços de atuação da Rede.

CUIDADO E DEFESA DA VIDA

Conscientes dos dolorosos casos de abuso que aparecem nas páginas dos jornais e nos despachos dos juízes, a REPAM procura, com esta política, que seus membros sejam bons cuidadores, protegendo aqueles que foram confiados a suas atividades pastorais, educacionais e sociais.

É um instrumento que lhes permite agir rapidamente diante de possíveis ameaças que possam colocar este grupo humano em risco, estabelecendo princípios de “tolerância zero” para os agressores.

“O seu seguimento por parte de todos e todas que atuam em algum espaço da Rede é, para além de uma obrigação, uma expressão contundente de nosso compromisso com as causas da vida: o seu cuidado e a sua defesa!”

ÉTICA, SERIEDADE E RESPEITO

Este documento foi elaborado com a colaboração de várias pessoas do território pan-amazônico. O objetivo é criar uma ferramenta importante para garantir a dignidade das populações amazônicas, tratando com rigor e seriedade os casos de violação de direitos nos espaços de atuação da Rede, unindo-se a tantas outras organizações eclesiásticas e não eclesiásticas que trabalham para o bem estar das comunidades.

As diretrizes aqui contidas visam qualificar seus interlocutores pastorais com ética, seriedade e respeito à sociobiodiversidade presente no território.

DENÚNCIAS

As informações e procedimentos estão disponíveis em nosso site www.repam.net. Para quaisquer dúvidas ou denúncia, você pode entrar em contato com o Comitê de Proteção pelo e-mail comiteprot@repam.net.

Convidamos você a baixá-lo e divulgá-lo: ESP.-Politica-de-Proteccion-REPAM-digital

.

.

.

Com informações: https://www.repam.net/pt/a-repam-apresenta-sua-politica-de-protecao/