17/06/2017 Regional Oeste 2 participa de Curso de Comunicação da REPAM Esse curso teve como grande objetivo, interligar todos os Regionais da Amazônia Legal

A REPAM, Rede Eclesial Pan-Amazônica, se reuniu em Brasília-DF, para o segundo Curso de Comunicação, dos dias 6 a 10 de junho passado, com o tema “Fonte de vida no coração da Igreja”. Esse curso de comunicação teve como grande objetivo, interligar todos os Regionais, para que haja uma melhor observação de tudo o que ocorre na Amazônia brasileira e dos países vizinhos, afim de articular propostas para coibir desmatamento, queimadas, invasões de terras, agressões aos povos que vivem na e da floresta.

Muitos de nós não conseguimos entender quem é a natureza. O jovem índio Romário, de Miracema do Norte-TO, disse: “Vocês falam tanto da natureza…mas, eu sou a natureza!”, deixando boquiabertos todos os presentes, resumindo, que todo ser vivente é a natureza.

O índio do povo Piratapuia, do Alto Rio Negro-AM, Carlos Neri, falando aos presentes no Fórum Internacional sobre a Amazônia, na UnB, disse que “Hoje há um retrocesso nas políticas públicas de proteção da Amazônia. Tudo como consequência do descuido desse governo omisso e criminoso.”

O curso contou com a participação de representantes do Acre, Amazonas, Maranhão, Roraima, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins e Piauí, estados que compõem os Regionais da CNBB presentes na Amazônia Legal. Além do Brasil, estão inclusos na Pan-Amazônia, a Bolívia, o Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, as Guianas e Suriname, países que tem o bioma amazônico em seu território.

Como resultado final do curso, decidiu-se pela facilidade de troca de informações com todos os Regionais, criando, assim, uma Rede de Comunicação para o Brasil e para o mundo.