TEMPO COMUM "Vocês que buscam a justiça na Lei, se desligaram de Cristo e se separaram da Graça." (Gl 5,4)

INFORMATIVO

Cadastre e receba nosso informativo

07/05/2021 Presidente da Comissão para Comunicação da CNBB refletiu sobre “A Igreja e os desafios da Comunicação” no I Congresso Brasileiro de Teologia Pastoral em BH

O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Mol, participou nesta quinta-feira, 6 de maio, do painel “A Igreja e os desafios da comunicação”, do I Congresso Brasileiro de Teologia, que teve como tema: O tema do Congresso é ‘Discernir a pastoral em tempos de crise: realidade, desafios, tarefas’. Também participou da reflexão o padre Luís Modino, membro da equipe de comunicação do Celam.

O evento realizado virtualmente, entre 3 e 6 de maio, foi organizado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, pelo Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, pela Arquidiocese de Belo Horizonte e pelo Centro Loyola de Fé e Cultura.

Dom Mol abordou cinco grandes desafios que a Igreja enfrenta frente a comunicação. Entre eles, que a comunicação não se confunde com a informação – fez uma explicação sobre essa afirmação e citou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (CNBB); destacou o plano estratégico de comunicação da CNBB 2019-2023; falou da comunicação proativa e da formação da consciência sociotransformadora.

“Nós precisamos compreender e nos alegra ao saber que a comunicação deve ser sempre para libertar dos nossos aprisionamentos e fazer com que longe de nós esteja todo e qualquer processo e alienação”, pontuou dom mol durante a apresentação.

Assista aqui a íntegra do painel “A Igreja e os desafios da comunicação” apresentado por dom Joaquim Mol.