13/02/2019 Presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, visita familiares de vítimas de Brumadinho (MG)

“As lições da tragédia de Mariana não foram devidamente aprendidas”, esta foi uma das afirmações que o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, fez no encontro com as famílias vítimas da tragédia em Brumadinho (MG), na terça-feira, dia 12/2. Os familiares foram acolhidos na Igreja Matriz de São Sebastião, às 13h30, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), dom Vicente Ferreira. O cardeal Sergio da Rocha recebeu um colete com os dizeres: “Juntos por Brumadinho”, usado por voluntários da arquidiocese e por voluntários da comunidade local.

“Eu estou aqui para favorecer a participação da CNBB em ações de solidariedade, superação e prevenção de tragédias semelhantes à esta”, disse. O cardeal Sergio afirmou que vai intensificar os trabalhos do Grupo de Mineração que já existe na CNBB com vistas ao diálogo e a sugestão ao Congresso Nacional de propostas para aprimorar a legislação brasileira de modo a prevenir novas tragédias, proteger e preservar a natureza e cuidar das pessoas. “Queremos estar juntos trabalhando por Brumadinho e pelo Brasil e para que outras tragédias possam ser evitadas”, disse.

Vigário para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba e pároco da paróquia São Sebastião de Brumadinho, padre Renê Lopes agradeceu a dom Sergio da Rocha pela visita e explicou que a Igreja se faz presente em cada lar de pessoa vítima da tragédia. “Vivenciamos, assim, o que nos pede o papa Francisco: sermos Igreja em saída”. A convite do padre Renê, a família do jovem Gustavo Xavier, sepultado na última sexta-feira, falou em nome de cada pessoa que enfrenta o luto. “Meu filho era amigo, carinhoso. A dor por perdê-lo é muito grande. A ganância do ser humano fez isso com a gente”, disse emocionado o pai, Mário Antônio Xavier.

 

Confira a notícia na íntegra