13/03/2024 PAPA ACEITA RENÚNCIA DE DOM ADRIANO CIOCCA E NOMEIA NOVO BISPO PRELADO PARA SÃO FÉLIX (MT)

O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia de dom Adriano Ciocca Vasino e nomeou, nesta quarta-feira, 13 de março, o padre Lucio Nicoletto, até então membro do clero da diocese de Roraima (RR), como bispo prelado de São Félix,  no Mato Grosso. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo e agradecimento a dom Adriano Ciocca.

Saudação da CNBB ao Monsenhor Lucio Nicoletto

Estimado monsenhor Lucio Nicoletto,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Bispo Prelado de São Félix (MT), no regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Agradecemos o seu serviço à Igreja no Brasil nos últimos 19 anos como discípulo missionário no Rio de Janeiro e em Roraima.

Possam as palavras do Papa Francisco, proferidas na Audiência Geral do dia 15 de março de 2023, encorajá-lo nesta nova etapa da sua missão junto ao Povo de Deus em São Félix: “A missão da Igreja é tarefa de todos os batizados. Deus dá as capacidades próprias da missão e da vocação de cada um. É um chamado que nos permite desempenhar a nossa tarefa apostólica de maneira ativa e criativa, segundo os dons e carismas que recebeu”.

Sob a intercessão de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da prelazia de São Félix, enviamos nossos votos de um profícuo episcopado.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers 
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial

Padre Lucio nasceu em Este, província e diocese de Pádua, em 18 de agosto de 1972, filho de Dino e Paola Paluan. Em 1981, a família mudou-se para a cidade de Ponso, onde frequentou a comunidade paroquial e foi educado na fé cristã. De 1983 a 1987, frequentou o colégio “Manfredini”, dirigido pelos Salesianos.

No dia 14 de setembro de 1987 ingressou no seminário menor de Pádua, em Tencarola. Em 28 de setembro de 1992 entrou no seminário maior de Pádua para cursar Filosofia e Teologia na Faculdade Teológica da Itália setentrional. Foi ordenado diácono em 25 de outubro de 1997 e sacerdote em 7 de junho de 1998, juntamente com outros nove colegas de turma.

A primeira paróquia onde desempenhou o seu ministério foi San Michele Arcangelo em Selvazzano Dentro, na periferia da cidade de Pádua. Ali permaneceu até setembro de 2001. No mesmo ano, recebeu a missão de ser animador diocesano para as vocações presbiterais e passou a integrar a equipe educativa do seminário menor com esta tarefa.

Frequentou também o curso de Psicopedagogia da Formação junto aos salesianos de Mogliano Veneto. Em maio de 2005, foi designado para as missões diocesanas do Brasil, na diocese de Duque de Caxias (RJ). A partir de 2006, acompanhou o trabalho na paróquia de Vilar dos Teles, no município de São João de Meriti (RJ).

Em fevereiro de 2007, o bispo de Duque de Caxias confiou-lhe o acompanhamento dos seminaristas da diocese no seminário interdiocesano de Nova Iguaçu (RJ), continuando seu compromisso pastoral em Vilar dos Teles. Em agosto de 2009, foi nomeado diretor espiritual no seminário de Nova Iguaçu e vigário paroquial da Catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias. No mesmo ano, começou a frequentar a Escola de Formadores em São Paulo.

Além desses serviços, também integrou o conselho diocesano para a formação inicial e permanente do clero e do diaconato permanente. Em 2011, iniciou a experiência do seminário diocesano de Duque de Caxias como reitor e também assumiu a função de responsável diocesano do Setor Juventude, assistente espiritual da Pastoral da Juventude e do movimento da Renovação Carismática Católica.

De 2012 a 2015, foi também vigário paroquial da paróquia de Xerém. Em março de 2016, concluiu o mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade (PUC) do Rio de Janeiro.

No mesmo ano, deixou a diocese de Duque de Caxias para abrir, no dia 27 de junho do mesmo ano, a missão de Pádua em Roraima, junto com padre Benedetto Zampieri, assumindo a paróquia de Caracaraí. Em abril de 2018, a pedido do então bispo de Roraima, dom Mário Antônio da Silva, assumiu a função de responsável diocesano da catequese e do projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC), passando assim a participar do Conselho Presbiteral Diocesano.

Em janeiro de 2019, recebeu a autorização do bispo de Pádua para permanecer por um tempo a mais na diocese de Roraima, onde assumiu a função de vigário geral. Com a transferência de dom Mário Antônio para a arquidiocese de Cuiabá (MT), padre Lucio foi nomeado como administrador diocesano de Roraima pelo Colégio dos Consultores, função na qual permaneceu até a chegada de dom Evaristo Pascoal Spengler, em 25 de janeiro de 2023. Foi confirmado como vigário geral da diocese de Roraima, serviço que exerceu até sua nomeação para São Félix.

 

Agradecimento a dom Adriano Ciocca Vasino

 

Estimado irmão no episcopado, dom  Adriano Ciocca Vasino, 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua dedicação ao longo desses 45 anos dedicados como missionário na Igreja no Brasil, especialmente na região Nordeste e na Prelazia de São Félix (MT). 

Cabe-nos expressar também gratidão pelos serviços que prestou como membro da Comissão Episcopal para o Laicato e bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) no Brasil.

Receba a nossa estima e agradecimento por sua dedicação à Igreja em nosso país, traduzindo em sua vida, como discípulo missionário, o princípio de que a missão é inerente à Igreja e a todo batizado que procura amar a Jesus Cristo e a Comunidade.

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB 

Biografia e trajetória eclesial

Nascido em Borgosesia, foi ordenado sacerdote em 8 de setembro de 1974. Em 1979, chegou como missionário à diocese de Petrolina, onde foi assistente espiritual do seminário nos últimos três anos de ministério.

Em 1992 chegou em Petrolândia. Em 3 de março de 1999 foi nomeado, pelo papa João Paulo II, para a diocese de Floresta (PE). No dia 2 de maior, do mesmo ano sagrou-se bispo por dom Czesław Stanula.

Até a 49ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em 2011, era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, como bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Brasil. Em 21 de março de 2012, foi transferido para a prelazia de São Félix (MT), na qual foi empossado em 13 de maio de 2012.

.

.

.

Fonte: Site CNBB Nacional