22/10/2023 O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2023: CORAÇÕES ARDENTES, PÉS AO CAMINHO

Por Renan Dantas

Dom Maurício Jardim, Batismo na Aldeia Bororo, Rondonópolis – MT | Foto: Renan Dantas

MÊS MISSIONÁRIO: UM CHAMADO À MISSÃO E REFLEXÃO

O mês de outubro é tradicionalmente celebrado pela Igreja como mês missionário. Não que nos outros meses do ano não se fale de missão. Mas este é um mês de campanha missionária, ou seja, período em que se intensificam as iniciativas de animação e orações em prol das missões em todo o mundo.

A VISÃO PANORÂMICA DA IGREJA NO MUNDO

No domingo, 22 de outubro de 2023, celebramos o 97º Dia Mundial das Missões, um evento de grande importância para a Igreja Católica. Nesta ocasião, a Agência Fides apresenta estatísticas relevantes que oferecem uma visão panorâmica da Igreja no mundo, com base no “Anuário Estatístico da Igreja” atualizado até 31 de dezembro de 2021.

Em 2021, a população global atingiu 7.785.769.000, com um aumento de 118.633.000 em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi observado em todos os continentes, exceto na Europa. O número de católicos também aumentou globalmente, atingindo 1.375.852.000, com um acréscimo de 16.240.000 em relação ao ano anterior. As maiores variações ocorreram na África, com um aumento de 8.312.000, e na América, com um aumento de 6.629.000. A porcentagem de católicos em relação à população mundial diminuiu ligeiramente em 0,06%, totalizando 17,67%

CORAÇÕES ARDENTES E A INSPIRADORA LIÇÃO DE EMAÚS

 

Foto: Divulgação CNBB

O tema escolhido para o Dia Mundial das Missões de 2023, “Corações Ardentes, Pés ao Caminho,” é inspirado na história dos discípulos de Emaús, narrada por Lucas no Evangelho. Esses discípulos estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e na Eucaristia os inspirou a colocar seus pés no caminho da missão.

CORAÇÕES ARDENTES, “QUANDO NOS EXPLICAVA AS ESCRITURAS

No caminho de Emaús, os discípulos estavam abatidos pela morte de Jesus, sua esperança abalada. No entanto, o encontro com o Senhor reacendeu o fogo da fé em seus corações. Este episódio nos lembra que a Palavra de Deus tem o poder de iluminar e transformar nossos corações na missão.

O Papa Francisco nos exorta a não perder a esperança, mesmo diante dos desafios da missão, pois o Senhor ressuscitado está sempre ao nosso lado. A fé na Palavra de Deus é essencial para a vida do cristão e para o anúncio do Evangelho.

OLHOS QUE “SE ABRIRAM E O RECONHECERAM” AO PARTIR O PÃO

Quando os discípulos reconheceram Jesus ao partir o pão, compreenderam a importância da Eucaristia, o ápice e a fonte da missão da Igreja. A Eucaristia é o sacramento do Sacrifício da cruz e a ação missionária por excelência. O PAPA Bento XVI destaca que a Eucaristia pede para ser compartilhada com todos, pois é fonte de vida e missão da Igreja.

PÉS AO CAMINHO, COM A ALEGRIA DE PROCLAMAR CRISTO RESSUSCITADO

Pés a Caminho | Foto: Renan Dantas

Após reconhecerem Jesus, os discípulos partiram apressadamente para Jerusalém, compartilhando a alegria do encontro com o Senhor. Isso nos lembra que a alegria do Evangelho nos enche e nos impulsiona a compartilhá-la com os outros.

A Igreja tem a missão de evangelizar todos os povos, especialmente em um mundo marcado por injustiças e divisões. A missão é um dever de todos os cristãos, e a cooperação missionária é essencial. O Papa Francisco enfatiza a importância da conversão missionária, que é o paradigma de toda a obra da Igreja.

DEPOIMENTOS DE MISSIONÁRIOS E CATEQUISTA:

Missionário Indigenista – João Silva:

João Silva, um dedicado missionário indigenista, compartilha sua experiência: “Trabalhar com comunidades indígenas é uma jornada única. A Palavra de Deus é um elo que nos conecta. Quando vemos corações ardendo com a fé, mesmo em meio às adversidades, sabemos que estamos cumprindo nossa missão.”

Catequista Maria de Souza:

Maria de Souza, uma catequista apaixonada pelo seu trabalho, ressalta: “A catequese é a base da formação dos futuros discípulos. As Escrituras nos guiam, e ensinar as crianças sobre Cristo é uma alegria e um privilégio.”

Padre José Nunes, Missionário no Oriente Médio:

Padre José Nunes, que desempenha sua missão no Oriente Médio, comenta: “A Eucaristia é o centro da nossa fé. Celebrá-la na presença de comunidades diversas e muitas vezes em contextos difíceis é um testemunho vivo do amor de Cristo.”

Irmã Maria Gonçalves:

A freira Maria Gonçalves, que trabalha na África, destaca: “Partir com pressa para compartilhar a alegria do encontro com Cristo é a essência da missão. Nós, missionários, encontramos Cristo nos rostos e corações daqueles a quem servimos.”

Diácono Carlos Rodrigues, na América Latina:

Diácono Carlos Rodrigues, atuando na América Latina, enfatiza a cooperação missionária: “Trabalhamos juntos, unindo nossos esforços para levar a mensagem do Evangelho a todos. A missão é um esforço coletivo.”

Esses depoimentos destacam a diversidade de experiências e a importância da missão em diferentes contextos e comunidades ao redor do mundo. O Dia Mundial das Missões de 2023 inspira a todos a manter seus corações ardentes, olhos abertos para a Eucaristia e pés no caminho da missão, levando a alegria do  Evangelho a um mundo que busca paz e salvação.

Que a mensagem do Dia Mundial das Missões de 2023 nos inspire a compartilhar o amor de Cristo e a continuar a missão da Igreja, como verdadeiros discípulos missionários.

.

.

.

Com informações: Renan Dantas