29/07/2019 Nova coordenação do CIMI Regional

Na manhã do dia 25 de Julho de 2019, em Rondonópolis reunidos em assembleia com vinte dois membros com direitos a votos o Conselho Missionário Indigenista elegeu a nova coordenação do Regional Oeste 2. Dessa forma foram eleitos, Gilberto Vieira dos Santos, adjunta Edina Franco de Morais e Natalia B. Filardo, para um período de quatro anos.

Na ocasião também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal, dos representantes do Coletivo do CIMI e os representantes da Ampliada e do curso básico do CIMI que se realizará, em Brasília de 14/01 a 04/02/2020.

Também foram indicados os representantes do Regional para a Assembleia Geral do CIMI a se realizar em Luziana – GO nos dia 9 a 13 de setembro de 2019 com tema “Em defesa da Constituição Federal, contra o roubo e a devastação dos territórios indígenas”. O tema resgata a histórica frase proferida em 1756 pelo líder Guarani Sepé Tiaraju, durante a resistência dos povos indígenas contra a invasão de Portugal e Espanha no Sul do Brasil: “Alto lá! Esta terra tem dono”! Sepé Tiaraju foi assassinado em 7 de fevereiro de 1756 numa emboscada organizadas pelos comandantes do exército espanhol.

A formação continuada dos integrantes do CIMI acontecerá entre o dia 14 a 23 de janeiro de 2020 em Brasília com fins aos aprofundamento teológico, cultural e espiritual.

A próxima assembleia regional do CIMI acontecera em Fátima de São Lourenço, Diocese de Rondonópolis – Guiratinga nos dias 20 a 24 de Julho de 2020 com o tema “Compromisso com a Casa Comum, profecia e resistência a luz do Sínodo sobre a Igreja na Amazônia” .

O CIMI é um organismo da igreja católica em defesa dos povos indigenistas e tem prestado relevantes serviços em defesas das 43 etnias presentes no estado do mato grosso na defesa dos territórios, cultura, ritos, sobrevivência e autonomia.

 

Fonte: PASCOM – Diocese de Rondonópolis/Guiratinga