08/08/2020 Nota de Pesar dos Bispos do Mato Grosso pela perda Dom Pedro Casaldáliga

A

Dom Adriano Ciocca Vasino
Bispo Prelado de São Félix-MT

Cuiabá/MT, 08 de agosto de 2020.

Agradecimento e Solidariedade!

Nós, Bispos do Regional Oeste 2 da CNBB, presentes no Estado de Mato Grosso, externamos nossos sentimentos de pesar pela perda de nosso irmão Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia.

Dom Pedro, um grande profeta dos nossos tempos. Profundamente configurado a Jesus Cristo, viveu na esteira do Evangelho, anunciando o Reino com a autoridade de uma vida santificada na missão. Foi testemunha de uma espiritualidade em alto nível, pois viveu o Mistério da Encarnação sendo pobre, humilde, despojado e inserido. Viveu o Mistério da Cruz, pois experimentou a dor como preço de um grande amor revolucionário e libertador pelas pessoas e por grandes causas, sendo um homem “crucificado”. Viveu o Mistério da Eucaristia, tanto na sua admirável e profunda comunhão com Deus, quanto se doando na caridade, sendo um homem dado em alimento aos famintos do povo que luta, labuta e sofre.

Casaldáliga, pai dos pobres, missionário incansável, bom samaritano desse século. Lutou em favor da Vida ameaçada e ferida… contra a injustiça, a opressão, a exploração e a violência, sendo, ao mesmo tempo, uma pessoa de paz e uma luz de esperança. Comunista? Subversivo? Não. Só foi humano… e um humano exemplar.

Nosso irmão Pedro foi sempre uma referência para nós: pelo seu testemunho de vida, pela sua opção pelos pequenos e pobres, pela sua defesa dos povos indígenas e trabalhadores, e pela sua proximidade e compromisso com tantos outros sofridos de nossa terra. Seu legado permanecerá vivo e eficaz no meio de nós, fazendo um bem enorme à Igreja. Defensor dos direitos humanos, assumiu o espírito do Concílio Vaticano II, sendo promotor da justiça, grande proclamador da fecundidade do sangue dos mártires, uma presença irradiante nos Intereclesiais das CEBs e uma voz sempre profética nas Assembleias Gerais da CNBB. Além disso, seus escritos e poemas revelam a grandiosidade da sua alma, a intuição do seu coração humano, o seu amor e a sua dor, bem como o eco do grito dos sofridos, oprimidos e esquecidos.

Nesta hora em que estamos celebrando a Páscoa de Dom Pedro, acreditando que ele já está participando no Mistério da Ressurreição, nossa solidariedade com o povo da Prelazia de São Félix e nosso agradecimento a Dom Adriano, pela atenção e cuidados com o irmão enfermo e alquebrado. Por Dom Pedro, nossas preces para que seja-lhe dada a eterna recompensa prometida aos que crêem, entregam a vida pela causa do Reino, anunciam o Evangelho e servem a Jesus Cristo nos menores dos irmãos e irmãs.

Que sua vida e testemunho sejam sementeiras de novas vocações de profetas leigos e leigas, consagrados e consagradas, presbíteros e bispos… todos peregrinos, seguidores de Jesus de Nazaré, servidores do Povo e participantes na construção do “novo Céu e da nova Terra”.

 

Dom Canísio Klaus
Presidente do Regional Oeste 2 da CNBB

E os demais Bispos Diocesanos e Eméritos