12/11/2015 MOVIMENTO DE CURSILHO EM ASSEMBLÉIA – DIOCESE DE RONDONÓPOLIS/GUIRATINGA

P1040175-e1448117188900Durante o dia 20 de novembro de 2015, as coordenações diocesanas e paroquiais do Movimento de Cursilho de Cristandade estiveram reunidas para a assembleia avaliativa do ano. A Assembleia aconteceu no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis Guiratinga, das 7:00 às 19:00 horas com mais de noventa participantes. No programa constava momento de oração, celebração da eucaristia, relatório das atividades em realizadas em cada núcleo, aprofundamento sobre a missionariedade da Igreja, grupos de estudos e planejamento do ano de 2016.
Dom Juventino dirigiu a palavra aos participantes lembrando as prioridades da diocese, o projeto das missões e a missionariedade da Igreja. O cursilho tem como coordenadores diocesanos o casal Ricardo e Aline Calera e como coordenação regional Egno e Luzilene Martins.
Cursilho quer dizer pequeno curso, intenso, mas de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de Ação Católica Espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca em agosto de 1948. O Movimento se espalhou pela Espanha e propagou-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas.
Cursilho de Cristandade é um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir, a realizar e respeitar a vocação pessoal, visando criar núcleos de cristãos que fermentem com o Evangelho os ambientes em que vivem e trabalham. Tem como finalidade imediata – possibilitar a vivência e a convivência cristã; criar núcleos de cristãos e fermentar de Evangelho os diversos ambientes como saúde, educação, comércio, política, profissões liberais…. Homens e mulheres, jovens ou adultos que fazem a experiência do Cursilho tem por missão fazer com que os ambientes nos quais vivem, sejam impregnados pelos valores e critérios do Reino de Deus, anunciado por Jesus, tornando-os assim, ambientes dignos de hospedar os filhos e as filhas de Deus neste mundo.
Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga