23/07/2020 Morre uma das maiores lideranças indígenas do noroeste de MT

A Covid-19 calou para sempre uma das vozes mais influentes entre as lideranças indígenas de Mato Grosso, Nelson Mutzie Rikbaktsa. Sempre defensor e preocupado com a preservação e valorização da memória dos povos indígenas, Nelson se tornou conhecido, querido e respeitado por todos. A sua principal marca, que hoje deixa saudades na memória de quem o conheceu, era o empenho e dedicação a saúde dos povos indígenas.

“O Nelson ajudou a construir todo o sistema de saúde, deu apoio aos povos indígenas do Noroeste de Mato Grosso, muito inteligente, mas não era de discursar, de se mostrar, ele buscava apoio!”, frizou o ex-chefe da Funai em Juína, Antonio Carlos de Aquino.

Nesta pandemia, se tornou defensor e incentivador dos protocolos de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscara e álcool gel, por parte das comunidades. Mas, estar a frente das ações sociais e do combate a pandemia traria riscos e Nelson de defensor, passou a ser vítima da doença.

Apesar da falta de sintomas, o quadro de saúde do líder indígena se agravou e Nelson veio a óbito na noite desta quarta-feira (22) em Cuiabá.