15/12/2023 MILITANTES DA PASTORAL DA JUVENTUDE (PJ) DA DIOCESE DE BARRA DO GARÇAS REALIZAM ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA LÍDERES DE GRUPOS DE JOVENS

Nos dia 24 e 25 de novembro de 2023, um grupo de ex-participantes da Pastoral da Juventude realizou Encontro Diocesano da Juventude na Diocese de Barra do Garças.

Os objetivos do encontro foram: a) contribuir com o fortalecimento dos grupos de jovens da diocese sendo o grupo de Pastoral da Juventude ou não; b) contribuir com o Setor Juventude da Diocese de Barra do Garças; c) iniciar diálogo em torno da rearticulação da Pastoral da Juventude na Diocese de Barra do Garças.

Muitos foram os temas trabalhados no encontro, entres eles, a Igreja como comunidade de comunidades, o processo de educação na fé do jovem, as fases de um grupo de jovens e o acompanhamento dos grupos de jovens por parte de um assessor adulto (leiga/o ou religiosa/a), o Papa Francisco e o Sínodo dos jovens.

Diversos  rostos juvenis estiveram presentes e diferentes organizações católicas da juventude também se manifestaram, sendo elas:  Articulação da Juventude Salesiana, Pastoral da Juventude, Segue-me, Jovens adoradores da Renovação Carismática e grupo de jovens paroquial de  Água Boa – MT.

Um dos momentos mais significativos foi a missa dos 50 anos da Pastoral da Juventude e do Segue-me no sábado à noite e a homenagem ao Bispo Diocesano Dom Protógenes José Luft por todo o seu trabalho junto aos mais diferentes grupos juvenis da Diocese de Barra do Garças.

Também merece relevo o estudo sobre o Plano Trienal ‘Ao Seu Lado’ apresentado por Padre Cristiano Dias, no qual as diversas realidades e sonhos da juventude vieram à tona. O Deus da vida, com certeza, esteve presente neste belo momento de nosso encontro.

.

.

.

Com informações e fotografias: Setor da Juventude – Diocese de Barra do Garças