12/09/2018 Jovens da Amazônia afirmam ser possível novos caminhos de conversão ecológica

Jovens da Amazônia brasileira estiveram reunidos em Manaus (AM) entre os dias 07 e 09 de setembro em um processo de escuta para o Sínodo da Amazônia de 2019. Em atividade realizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica/Repam-Brasil, os 30 representantes, de uma diversidade de grupos juvenis, refletiram sobre o Sínodo e responderam ao questionário do Documento Preparatório.

Pastorais, movimentos eclesiais e sociais, congregações religiosas, comunidades indígenas e quilombolas estiveram representadas no encontro de escuta. Felipe Fialho, de Manaus (AM), secretário regional da Pastoral da Juventude no Norte 1, afirmou que a pluralidade de experiências reunidas enriqueceu a atividade. “A gente vê que, mesmo cada um tendo uma identidade, uma espiritualidade e um jeito de ser diferente, quando nosso olhar se volta para a Amazônia é um sonho comum”, pontuou Fialho.

De acordo com a jovem Krisla Ripardo, de Rio Branco (AC), é preciso, nesse processo sinodal, ter um olhar amoroso, cuidadoso e esperançoso para com a realidade da Amazônia, o que permite não apenas enxergar aspectos negativos, mas ter uma atitude de contemplação. “Nós olhamos a realidade, vemos o que ali tem sido desenvolvido pelas pastorais, grupos e movimentos e potencializamos esses trabalhos”, afirmou a jovem.

Confira a notícia na íntegra