18/12/2023 JORNADA SINODAL EM TRÊS FRONTEIRAS: SEMINARISTAS DE JUÍNA NA EXPERIÊNCIA DE UMA IGREJA EM SAÍDA

Bispo Diocesano destaca a importância da proximidade e evangelização em uma região missionária, comunidade São João Batista – Guatá, 3 Fronteiras, Diocese de Juína

Por: Renan Dantas

NO CORAÇÃO DA MISSÃO:

Em uma emocionante jornada de mais de mil e quinhentos quilômetros, os seminaristas da Diocese de Juína embarcaram na missão Sinodal, levando esperança a Guatá, localizada nas 3 fronteiras entre Rondônia-Amazonas e Mato Grosso.

RETORNO ESPECIAL:

Após uma missão realizada em setembro, os seminaristas regressaram a Guatá entre os dias 15 a 17 de dezembro, reencontrando rostos familiares e renovando o compromisso durante o tempo do Advento, que antecede o Natal do Senhor.

MOMENTOS SIGNIFICATIVOS:

O primeiro dia da missão foi marcado por momentos de saída, enquanto os seminaristas se dirigiam a encontros especiais com a comunidade. A alegria de reencontrar os mesmos rostos fortaleceu o propósito da missão.

MINISTÉRIO DE ACÓLITO E DIÁLOGO SINCERO:

Durante a celebração eucarística, o seminarista Urany foi instituído no ministério de acólito, marcando um momento de grande significado para toda a Diocese de Juína. O Bispo Diocesano, além de presidir a celebração, mostrou-se disponível para diálogos, esperanças e escuta da comunidade, promovendo um ambiente sinodal e participativo.

MOMENTOS DE ESCUTA E ALEGRIAS COMUNITÁRIAS:

Um ponto destacado foi o precioso momento de escutar as melhorias apontadas pela comunidade. As taxas de violências e mortes diminuíram consideravelmente, a participação ativa na comunidade vem crescendo, novenas de Natal estão sendo realizadas este ano, catequese, grupos de reflexões, celebração da palavra,  a construção da nova igreja local avança e a comunidade participa ativamente nas festividades.

CELEBRAÇÃO UNIFICADORA:

Após a Santa Missa, presidida por Dom Neri José, a comunidade de Guatá encerrou a missão com um almoço fraterno. O ambiente foi permeado por diálogos, despedidas e momentos de agradecimento à comunidade.

REFLEXÃO DO BISPO DIOCESANO:

Ao encerrar o ano de 2023, o Bispo Diocesano, Dom Neri José, expressa sua gratidão à comunidade de Guatá- 3 Fronteiras, destacando a importância da missão em uma região que clama por mais Proximidade e Presença  da Igreja. A Sinodalidade, a comunhão e a participação são ressaltadas como pilares essenciais, reforçando a ideia de uma Igreja em constante estado de missão.

.

.

.

Fonte Renan Dantas – Diocese de Juína
Imagem Pascom Diocesana – Juína