09/11/2023 IGREJA PARTICULAR DE PRIMAVERA DO LESTE/PARANATINGA REALIZA SUA 10ª ASSEMBLEIA SINODAL DIOCESANA DE PASTORAL

Por Reginaldo Souza Rosa

Cerca de 150 agentes de Pastoral, presbíteros, diáconos, religiosas e religiosos, coordenadores diocesanos das diversas pastorais, movimentos, organismos, serviços eclesiais, seminaristas e os convidados, reuniram-se para avaliar, escutar, planejar e celebrar a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral. O encontro aconteceu nos dias 04 e 05 de novembro de 2023, no Centro Diocesano de Pastoral São Francisco de Assis em Primavera do Leste – MT, com o tema: 50 anos do Documento de Santarém Gratidão e profecia e a iluminação bíblica: Alargar o espaço da sua tenda. Is 54,2.

Com os pés firmes do discípulo e da discípula que se coloca a caminho,  pudemos ouvir e olhar a realidade vinda das 22 Paróquias, das diversas pastorais, movimentos, organismos e serviços eclesiais, e do seminário Santíssima Trindade, e de como foram organizados os trabalhos pastorais nesse ano dedicado ao Pilar da Ação Missionária. Já na celebração de abertura os agentes foram acolhidos e introduzidos na grande tenda e convidados/das, olhar para o horizonte com Esperança, sendo protagonistas do anúncio do Evangelho sempre com olhar fixo em Jesus, fazendo de nossas comunidades eclesiais missionárias tenda da acolhida, onde celebrando a Palavra, partilhando o Pão da vida, seremos mestres da caridade e cumpriremos o mandato do Senhor na Ação missionária da Igreja local aos confins do mundo.  Com carinho recebemos uma mensagem do nosso bispo emérito Dom Derek, que por 09 anos nos conduziu como pastor e amigo essa porção do rebanho do Senhor.

A brilhante assessoria do Pe. Aloir Pacini-SJ, nos ajudou a beber da fonte que foi o estudo do Documento de Santarém, e nos fez redescobrir que somos e estamos em missão na Igreja que está na Amazônia Legal.

Gilberto Vieira dos Santos (Giba) do Conselho Indigenista Missionário-CIMI, contou a história, organização e presença do CIMI junto aos povos originários que nos ajudaram a levantar as pistas de ação para o trabalho pastoral missionário nos próximos anos na Diocese.

No Domingo tivemos acolhida do nosso bispo nomeado Dom João Bergamasco, juntamente com o administrador apostólico Dom Mário Antônio. Foi uma alegria imensa recebe-los em nosso meio para acompanhar a caminhada de nossa diocese.

Foram momentos de oração, de avaliação, de planejamento sobretudo da escuta de uma Igreja Sinodal e missionária que se prepara para celebrar seu primeiro jubileu de 10 anos com o rosto amazônico.

Concluímos a 10ª Assembleia Diocesana, celebrando a Eucaristia do Domingo de Todos os Santos e Santas de Deus, ponto de chegada e de partida dos discípulos missionários, presidida pelos bispos Dom João e Dom Mário, onde foram enviados três missionários (Rose Siqueira, Roseli e Pe. Josivan) para o 5º Congresso Missionário Nacional em Manaus.

Assim concluímos a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, louvando e agradecendo ao Deus da Vida por esse momento de vivência de uma Igreja Sinodal sempre em saída e convocada a encarar a realidade com libertação na vida do nosso povo. Continuaremos a caminhar, a sonhar, com alegria de anunciar o Evangelho de Jesus de Nazaré e seu projeto, o Reino de Deus, com a ajuda de São Cristóvão e São Francisco Xavier, nossos santos padroeiros.

.

.

.

Com informações: Reginaldo Souza Rosa | Secretário Diocesano de Pastoral – Fotos: Angelita Kremer | PASCOM Diocesana