02/08/2019 Fórum das Pastorais Sociais traça ações para o mundo urbano

Como fazer com que as Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) possam traduzir para realidades com que elas trabalham as Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil 2019-2023? Esta foi uma das provocações que o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella fez aos participantes do Fórum das Pastorais Sociais que se encontra-se reunido em Brasília (DF) desde 30/07 com término dia 02/08.

Segundo dom Joel, o mundo vive um momento de mudanças muito grandes. Neste contexto, ele afirmou que é preciso responder tanto as consequências mais imediatas, como o aumento da miséria, da pobreza e todas as formas de exclusão, como também encontrar formas criativas para transformar, a partir de dentro, este mundo que gera esta pobreza e sofrimento. “Esse é um dos grandes desafios das nossas diretrizes para as comunidades eclesiais missionárias”, disse.

Democracia e realidade urbana – Ermínia Maricato, arquiteta, urbanista e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) aprofundou com os participantes o tema da democracia, as cidades e a mobilidade urbana. “Democracia se faz, principalmente, onde as pessoas moram e frequentam, se faz a partir dos bairros, das escolas, das igrejas”, disse. Na avaliação da professora, isto foi abandonado pelas forças democráticas do Brasil.