12/04/2016 Formação para Coordenadores da Pastoral da Juventude

20160424_092423A Pastoral da Juventude do Regional Oeste 2 esteve reunida em formação neste final de semana (23 e 24 de Abril) no Cene, sede da CNBB. O encontro foi assessorado pela secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, e tem o objetivo de fortalecer a formação dos coordenadores diocesanos. Trabalhando a missionalidade, o encontro, iniciou na manhã do sábado e finalizou após o almoço deste domingo, quando todos foram enviados em missão ao retornar para suas dioceses e assim dar continuidade ao trabalho Pastoral.

A ideia do encontro de formação para coordenadores diocesanos surgiu durante uma reunião da PJ Regional. Na ocasião, foi levantada a preocupação com a formação continuada, processo que faz parte da caminhada da PJ. Os questionamentos levantados apontavam para a necessidade dessas lideranças, uma vez que em todas as outras esferas do Regional há investimento formativo para seus coordenadores e assessores. Desta reunião, também foi levantada a necessidade de um encontro de formação para assessores, que estão igualmente carentes de novas ferramentas de trabalho.

A presença de Aline no Estado em visita pastoral surgiu em bom momento, contribuindo na articulação do encontro, aproveitando a articulação de visita e acolhida da secretária para trazer as lideranças até Cuiabá e se formar quanto coordenadores diocesanos.

Para a coordenadora da Pastoral da Juventude do Regional, Patrícia Itaibele, a missão é trabalho cotidiano de todos aqueles que escolhem Jesus Cristo como caminho e que decide caminhar no processo da PJ.

“A missão é o que nos move, o que dá sabor e o que dá caminhar. Desde o primeiro chamado ao grupo de jovens, somos convocados para a missão dada por Jesus Cristo. Nossa missão é o projeto de Reino dele. Nos propomos a caminhar e ir em busca de pessoas, indo aos jovens, sobretudo, empobrecidos para levar este amor. O grupo de jovens é alegria e lugar de construção”, disse.

Aline, que faz sua primeira visita ao Regional, comentou sobre a inserção da missão em todo e qualquer trabalho pastoral.

“Cada regional tem sua forma, sua particularidade em viver Pastoral da Juventude. Ter a oportunidade de conhecer essa realidade é muito gratificante. Falar de missão é um tema sempre atual, ainda que este não seja o tema do encontro, sempre falo, porque é próprio da PJ viver a missionalidade. É assim que trabalhamos”, comentou.

20160423_081814O encontro faz parte do processo de fortalecimento da Pastoral da Juventude no Regional e carrega a expectativa de incentivar o trabalho dos coordenadores diocesanos em suas realidades, assim como manter acesa a chama que arde de amor o peito de todos aqueles que escolhem o trabalho da PJ como etapa ou escolha de vida.