02/08/2022 Formação Missionária na Diocese de Diamantino

“A atividade missionária é a principal e a mais sagrada atividade da Igreja”

(Ad Gentes, 29)

Nos dias 30 e 31 de Julho de 2022, dentro do Ano Jubilar Missionário, aconteceu no Centro de Pastoral da Diocese de Diamantino, o 2° Encontro Diocesano de Formação  Missionária, assessorado pelo Padre Antônio Niemec – Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária.

 

Coordenações e representantes de várias paróquias da Diocese de Diamantino e também de uma paróquia da Diocese de Sinop, participaram da atividade. Eram leigos e leigas, consagradas, vocacionadas/os e presbíteros.

A formação para os missionários/as teve como tema:  A sinodalidade e a Missionariedade, e como lema: “Sereis minhas testemunhas”(At 1,8).  Os momentos foram de profunda reflexão sobre a Missão, conjugados por ricas e importantes partilhas sobre a caminhada e atuação dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs), e também momentos fecundos de oração, celebração e convivência.

Com a escuta e sugestões dos representantes das paróquias, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para a Igreja no Brasil, dentro da organização pastoral proposta pelo Regional Oeste 2 para esse triênio, está organizando o planejamento de atividades para 2023, quando iremos evidenciar o Pilar da Ação Missionária.

O Concílio Vaticano II descreve a Igreja Peregrina como Missionária por natureza (AG, 2). Essa é sua vocação própria, sua identidade mais profunda, sua razão de ser, sua essência estruturante e seu serviço à humanidade.”

(Estudos da CNBB 108, Missão e Cooperação Missionária, 3)

 

Com informações: Regional Oeste 2