11/08/2015 Escola de Formação realiza seminário com participação de lideranças do campo e da cidade Cerca de 30 líderes de movimentos populares participaram

A Escola de Formação Permanente de Lideranças de Rondonópolis e Região deu o primeiro passo no processo de capacitação política e social de movimentos populares. O pontapé foi a realização de um seminário com cerca de 30 líderes de organizações do campo e da cidade, promovido com a participação das Irmãs Catequistas Franciscanas. O evento ocorreu na tarde de sábado (06 de agosto) e na manhã de domingo (07), na Casa das Irmãs Catequistas Franciscanas, em Rondonópolis.
No seminário foram apresentados os objetivos da escola de formação e os temas que serão tratados. As pessoas presentes também deram ideias de conteúdo, organização e financiamento das atividades.
As atividades de formação serão divididas em quatro grandes temas: Organização Social; Estado de Direito Democrático; Cidadania e Política; e Reforma Urbana e Agrária. A ideia é trabalhar com assuntos do dia a dia e que fazem parte da construção de um projeto popular para o Brasil. Entre eles a questão da mídia, dos poderes legislativo, executivo e judiciário, da educação popular e da participação dos jovens nas lutas sociais.
A equipe pedagógica da escola vai analisar as contribuições e trazer uma proposta para o próximo encontro, que será após as eleições municipais de outubro. Durante esse tempo as lideranças vão divulgar a escola de formação nos movimentos e incentivar os militantes a participarem.
Estiveram presentes no seminário deste final de semana lideranças do 13 de Outubro, CEBs, grupo Dando as Mãos, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTS), Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados (MTA), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e gente ligada à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e à causa indígena.