02/10/2023 EQUIPE REGIONAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DO REGIONAL OESTE 2 AVALIA CAMPANHA DE 2023 E PLANEJA AÇÃO PARA 2024

 

 

Por Ir Flávia Luiza, ddp

Na tarde desse último domingo (01/10), a Equipe Regional e Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade, reuniu-se na sede da CNBB em Cuiabá, para avaliar a atuação da equipe nos trabalhos de mobilização e formação da Campanha da Fraternidade 2023 e iniciar o planejamento para a Campanha da Fraternidade 2024.

Durante a reunião, os participantes puderam compartilhar suas impressões e experiências, e avaliar a execução do projeto de trabalho da Campanha da Fraternidade 2023, que teve como tema Fraternidade e Fome – “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Foram refletidos os impactos que a temática favoreceu, bem como os  resultados alcançados nas Dioceses e paróquias onde a equipe esteve, cumprindo a sua missão de articulação, formação e capacitação.

Além disso, a reunião foi também marcada pela apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2024, Fraternidade e Amizade Social – “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Padre Reinaldo Braga Júnior, Secretário Executivo do Regional Oeste 2, fez o repasse do Seminário Nacional das Campanhas realizado em Brasília de 14 a 17 de setembro. O tema do ano que vem propõe reflexões sobre como construir uma sociedade mais humana e mais fraterna por meio do respeito, da proximidade, da abertura, do diálogo e do encontro com as diferenças.  O tema e o lema inspiram a ideia de que a amizade social é caminho para superar divisões, muitas vezes causadas pela indiferença, pela intolerância e pela competição, e construir pontes que re-ligam, em vistas de uma reconstrução social e global, mas que começa na esfera e âmbito pessoal e depois passa necessariamente pela comunidade.

A Reunião da Equipe Regional de Campanhas serviu para fortalecer a união entre seus integrantes, trocar ideias, colher sugestões e motivar para os trabalhos da Campanha da Fraternidade 2024, que promete ser um processo revolucionário de conversão para a amizade e a solidariedade. Afinal, somos todos irmãos e irmãs uns dos outros.

.

.

.

Com informações e fotografias: Ir Flávia Luiza, ddp – ASCOM RO2