16/02/2022 Encontro Virtual da CRB sobre a CF/2022

 

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Núcleo de Cuiabá, promoveu, no último dia 15/02, uma Live formativa com convite aberto aos Religiosos e Religiosas do Regional, sobre a Campanha da Fraternidade/2022.

Além dos momentos de acolhida, saudação e oração, os participantes da sala virtual puderam se inteirar um pouco mais acerca da temática da Fraternidade e Educação proposta para a reflexão neste ano, com a iluminação do lema: “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor”(Pr 31,26).

      Pe Reinaldo – Secretário Executivo CNBB O2

A assessoria esteve a encargo do Padre Reinaldo Braga Junior – Secretário Executivo da CNBB Regional Oeste 2. Inicialmente o Assessor situou a todos no contexto que estamos vivendo, elencando algumas formas de fadigas muito presentes hoje, caracterizando um certo cansaço sistêmico: fadiga pandêmica, fadiga cidadã e fadiga da situação de crise.

Assim, trazendo à luz esses contextos tão difíceis e complexos, iniciou dizendo que é aí que a Educação se insere hoje. E é preciso acreditar na importância da Educação, pois Educar é um ato de amor e de esperança no ser humano.

Fez também uma memória das CFs que já refletiram a temática da Educação e fez importantes considerações acerca do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, que dá suporte e direção à CF 2022.

Ao falar que a Educação é para humanizar – a pessoa e as Instituições educativas, o assessor reforçou a insistência do Papa refletida no Texto-Base da CF: uma educação humanística (pessoa no centro e vista com dignidade); educação integral (que olha e considera a pessoa no seu todo, em todos os seus aspectos, inteira); educação inclusiva e libertadora; educação que se dá nas relações entre professores e alunos; educação a partir da escuta paciente e amorosa para gerar diálogos construtivos; educação feita em rede, onde todos cooperam e participam (com a reta concepção de subsidiariedade entre todos os atores); a missão primeira e indispensável da família como sujeito educador; uma educação que ajude a construir projetos de vida, que vá além da carreira profissional; partir sempre de Jesus Cristo, contemplando os valores do Evangelho, princípios éticos e compromisso com o bem comum, para construir uma educação integral, humanizada e solidária; uma educação que ajude a Ver, a Compadecer e a Cuidar; uma educação onde todos se sentem educadores e aprendizes; uma educação com incidências concretas na transformação da sociedade.

 

Além disso, falou da necessidade de se olhar e se valorizar mais os professores, que gastam a sua vida nesta Diaconia. É preciso cuidar de quem educa.  E que os serviços pastorais, motivados pela CF/2022, estejam voltados para a educação.  Também lembrou da importância das Políticas Públicas que beneficiem a Educação, bem como dos Conselhos Municipais de Educação, como espaços de diálogo, reflexão e cobrança de direitos.

Padre Reinaldo, ao concluir, lembrou da importância da Conversão pessoal e institucional para assimilarmos as propostas de uma Educação que não é apenas ensinar, informar ou até formar. Mas, construir pessoas de comunhão e de relação, solidárias, fraternas, com senso de justiça e comprometidas com as causas da vida.

 

“Educar é servir! E o verdadeiro serviço da Educação, é a Educação a serviço!”

 

Com informações: CRB Núcleo de Cuiabá/MT