13/03/2022 Encontro Regional do S.A.V. – Serviço de Animação Vocacional

Dias 12 e 13 de Março, com vivacidade, espírito de fé, oração e esperança, aconteceu no CENE – Centro Nova Evangelização (Sede da CNBB Regional), o Encontro Formativo de Animadores Vocacionais, marcado pela presença das 8 (oito) Dioceses do Regional Oeste 2.

 

Padre Fernando Matias, coordenador do SAV Regional conduziu o encontro, contando também com a assessoria do Padre Idlain Dalusma. Foram sólidas as reflexões, e houve muita motivação para que as equipes vocacionais se animem e descortinem novos horizontes, sentindo-se enviadas a serem mediadoras da dinâmica Vocacional em nossas Comunidades, especialmente  junto à Juventude.

A Missão é árdua e, nos tempos atuais, ainda muito mais desafiadora. Principalmente na re-descoberta da melhor linguagem e mais adequados meios de aproximação, acolhida, diálogo, encaminhamento e acompanhamento dos(as) vocacionados(as), considerando, é claro, todas as formas de Vocação.

Dentro do espírito de sinodalidade, através da escuta, comunhão, participação e missão, urge cada vez mais a necessidade da ‘vocacionalização’ de todas as pastorais e serviços, de toda a ação evangelizadora.

A presença e o trabalho vocacional, ainda que às vezes padecendo de sombras, conta com a Luz do Bom Pastor, que muito ama e, por isso, chama e envia.

A partir das experiências trazidas e partilhadas ricamente neste encontro, por todas as dioceses do regional, e com a iluminação das reflexões, especialmente o estudo do Guia Vocacional, o SAV regional orienta e motiva a preparação para o Ano Vocacional do Brasil em 2023, com a abertura em 20 de Novembro próximo. O tema será “Vocação: graça e missão!”, com o lema: “Jesus chamou e enviou os que Ele mesmo quis” (cf. Mc 3, 13-19).

A vocação é realmente um dom de graça e de aliança. E a origem, o centro e a meta de toda vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

 

 

 

 

 

Fonte: PASCOM – Regional Oeste 2