05/06/2022 Encontro Regional de Formação – Pastoral da Saúde

Nos dias 04 e 05 de junho/2022, na Sede da CNBB Oeste 2 (Cuiabá), aconteceu o Encontro da Pastoral da Saúde a nível regional. A assessoria contou com a presença e condução do sr. Alex Motta – da Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde, bem como de outras pessoas convidadas para falarem acerca de vários temas e assuntos que compõem a plataforma de atuação da Pastoral da Saúde, tais como: a saúde em nossa sociedade; os direitos das pessoas em relação a materiais de prótese e aparelhos auditivos, incluindo cadeira de rodas; parcerias para viabilização de exames especializados com pedidos SUS; orientações acerca das visitas aos doentes; a identidade e a missão da Pastoral da Saúde; práticas alternativas, integradoras e complementares em saúde; como implantar e/ou implementar a Pastoral da Saúde nas bases, etc. Além, é claro, dos momentos celebrativos e de oração, bem como trabalhos em grupo, rodas de conversa e partilhas.

As grandes referências bíblicas que iluminaram e motivaram o encontro foram: “Eu vim para que todos tenham vida e vida plena” (Jo 10,10); O Espírito do Senhor está sobre mim….. e Ele me enviou para curar os doentes e cuidar da vida (cf. Lc 4,18); “Eu estava doente, me visitastes e cuidastes de mim” (Mt 25, 31-46).

A partir das provocações bíblicas e aproveitando do dia de Pentecostes, o encontro também se desenvolveu na perspectiva da Comunhão em vista da Missão de ir ao encontro do outro e servir a Vida sempre, especialmente nas suas expressões de vulnerabilidade.

O encontro contou com um número considerável de pessoas que realizam a missão da Pastoral da Saúde nas Dioceses do Regional. A articulação foi feita pela coordenação regional da Pastoral da Saúde, com o suporte da CNBB Oeste 2.

Muito importante lembrar que, seguindo as indicações do Planejamento Regional de Pastoral, estamos vivendo o ano do Pilar da Caridade, em que a atenção especial vai para as Pastorais Sociais, entre elas a Pastoral da Saúde.

Com informações: Regional Oeste 2