12/09/2017 Encontro de Formação Permanente dos Presbíteros Este ano será trabalhado dois temas: A ESPIRITUALIDADE PRESBITERAL e a HOMILIA

“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiões, como pastores” (At 20,28).

Caríssimo irmão Presbítero
Saudações em Cristo e Maria!

Queremos, em primeiro lugar, lembrar que pastoral presbiteral envolve todos os presbíteros, ou seja, na família presbiteral, mais conhecida como clero, cada padre é, em primeiro lugar, responsável pelo bem estar de cada padre (At 20,28). Somente depois de se colocar como alguém aberto e disposto a zelar pelo bem de outro padre, é que um presbítero está mais pronto para zelar e cuidar do rebanho do Senhor. A luz que ilumina essa ideia vem do texto bíblico que diz: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo estabeleceu como guardiões, como pastores” (Atos 20, 28). Portanto, olhando sob a ótica da pastoral presbiteral, pode-se dizer que o padre antes de ser pastor do rebanho, é chamado a ser guardião e cuidador (somos homens do cuidado) de seus irmãos padres.
Em nosso Regional Oeste 2, queremos manter viva esta disposição de todos os presbíteros das nossas dioceses, em cuidar uns dos outros, como guardiões e pastores.
Fomentando a nossa fraternidade presbiteral e a comunhão, lembro que está se aproximando o nosso Encontro de Formação Permanente, que será nos dias 18 a 21 de setembro de 2017 na Cidade de Várzea Grande, no auditório da Faculdade Católica do Mato Grosso (SEDAC). Renovamos o convite para estarmos juntos neste evento formativo tão importante para a nossa vida e a nossa missão eclesial.
É importante que o irmão faça a sua pré-inscrição através do e-mail: presbiterosmt@gmail.com. Fazendo a inscrição poderemos preparar com antecedência os crachás e o próprio ambiente do encontro.
O pouso será, como de costume, nos seminários. Os seminários que não tiverem disposição de quartos, os padres poderão se hospedar no CETRA, próximo ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande. O valor da hospedagem será de 50,00 (cinquenta reais). As refeições serão nos seminários para possibilitar uma maior convivência com os seminaristas. Seria importante que fizessem uma campanha de arrecadação de mantimentos para o seminário e entregassem por ocasião do encontro.
Sobre a contribuição de cada presbítero para cobrir os custos do encontro será de R$ 100,00 (cem reais).
Este ano trabalharemos dois temas: A ESPIRITUALIDADE PRESBITERAL e a HOMILIA. Para trabalhar os dois temas, teremos dois assessores. O tema da espiritualidade presbiteral será trabalhado Pelo Padre Humberto Robson de Carvalho, co-autor do livro “Espiritualidade do Padre Diocesano”, lançado pela Paulus. Esse é um livro recente que vai aproveitar para fazer o lançamento no encontro; o tema da homilia será trabalhado pelo Pe. José Carlos Pereira, escritor dos livros: Liturgia da Palavra I e II, também pela Paulus e outros tantos livros.
Nosso encontro de formação permanente termina no dia 21 de setembro, quinta-feira, com o almoço. Pedimos aos presbíteros que participem integralmente do encontro, inclusive da confraternização que é um momento de integração das nossas alegrias.
O QUE LEVAR: Lençóis, toalhas de banho e de rosto; materiais de higiene pessoal; Trajes de banho, protetor solar, repelente para mosquitos; Material esportivo: Tênis, camiseta; Material Litúrgico: Túnica, estola branca e Ofício das Horas.
Lembramos a você presbítero do nosso compromisso em manter financeiramente as nossas atividades no regional. Para tanto, recordamos a nossa contribuição anual de 10% do salário mínimo para o Regional e 10% do salário mínimo para a diocese . É importante que não deixemos sobrecarregar em alguns esta responsabilidade.
Certos de contar com sua amável presença neste momento de graça para a Igreja do Mato Grosso, agradecemos.

Pe. Evandro Stefanello
Comissão Regional de Presbíteros
Regional Oeste 2