07/07/2019 Encontro de Formação e Pre-Assembleia da Pastoral da Aids

O cristão é chamado a ver naqueles que sofrem o próprio rosto de Jesus: “Eu estava doente e vocês cuidaram  de mim!” (Mt 25)

A Igreja Regional do Mato Grosso, operacionalizando as Diretrizes Nacionais para a Ação Evangelizadora (2015-2019), coloca-se a serviço da Vida Plena para todos, no âmbito da Pessoa, da Comunidade e da Sociedade, especialmente priorizando a implantação e/ou fortalecimento das Pastorais Sociais nas Dioceses, entre elas a Pastoral da Aids.

A Aids é uma questão a ser considerada dentro do Agir Pastoral da Igreja, pois ela está aí, diante de nós. E como ser cristão é ser discípulo de Cristo, temos o dever de olhar para esses nossos irmãos e irmãs infectados(as) pelo vírus HIV, com sensibilidade, solicitude, humanidade, misericórdia e caridade. A pessoa e as atitudes de Jesus orientam a nossa forma de pensar e agir.

Além disso, os Agentes da Pastoral da Aids ajudam a educar para a acolhida, o respeito, o diálogo, a proximidade… e combater a discriminação, trabalhando na prevenção e no cuidado de quem vive ou convive com o vírus.

Nos dias 06 e 07 de julho/2019, com a presença e assessoria de membros da Coordenação da Pastoral da Aids de Vitória-ES representando também a Coordenação Nacional, os Coordenadores Diocesanos e Agentes de seis Dioceses do Estado de Mato Grosso, bem como a Coordenação Regional e o bispo referencial Dom Vital Chitolina, reuniram-se na sede da CNBB Regional Oeste 2 (Cuiabá-MT), para Formação e Pre-Assembleia.

O objetivo é a ampliação dos trabalhos nas Dioceses, Paróquias e Comunidades, a partir da capacitação dos Agentes – uma forma de cuidar daqueles que cuidam. Trabalhou-se a Dimensão da Acolhida, do Cuidado e da Solidariedade, motivando os Agentes Missionários a serem multiplicadores da solidariedade e protagonistas do bem comum, honrando, servindo, preservando, restituindo e defendendo a Vida.

Eu vim para que todos tenham Vida e a tenham em plenitude”. (Jo 10,10)