05/09/2019 Encontro da Pastoral da Pessoa Idosa em Rondonópolis

Nos dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2019, nas dependências da Catedral Santa Cruz, diocese de Rondonópolis-Guiratinga, aconteceu a Capacitação de Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, num total de 35 participantes advindos de Juscimeira, Dom Aquino, Pedra Preta, Fátima de São Lourenço, Alto Garças e das dez paróquias da cidade de Rondonópolis.

O evento teve como objetivo “formar lideres para atuarem na diocese como multiplicadores da missão com as pessoas idosas”, explicou a coordenadora Regional da Pastoral da Pessoa Idosa, Sra. Cecília Cristane, de Sinop.

Assim as pessoas estão capacitadas para a visita domiciliar especialmente com as pessoas mais fragilizadas e levar vida dignidade e esperança os Idosos. Papa Francisco ensina: “Uma família que não respeita nem cuida de seus avós, que são a sua memória viva, é uma família desintegrada; mas uma família que recorda é uma família com futuro” (Francisco, Amoris Laetitia, 193). Quando uma família ou sociedade não dá lugar aos idosos, insere nela “o vírus da morte, porque se separa das próprias raízes” (Amoris Laetitia, 193). Na história bíblica os idosos são o lugar da bênção e da Aliança de Deus para seu povo: Abraão, Sara, Moisés, Joaquim, Ana, Zacarias, Isabel… Além disso, eles são os encarregados de realizar a memória viva das ações divinas para seu povo: “Pergunta a teu pai e ele te ensinará, a teus avós e eles te dirão” (Dt 32,7).

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga