22/04/2021 Dom Ricardo motiva Celebração do I dia Mundial dos Avós: ” Sejamos fortalecidos por este dia”

“Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20). Este é o tema do I Dia Mundial dos Avós, escolhido pelo Papa Francisco e divulgado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, na última terça-feira, 20 de abril. A data será celebrada no quarto domingo de julho deste ano (dia 25). O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, manifestou a alegria da Pastoral Familiar, da qual é referencial, e da própria Comissão Vida e Família com a data convocada pelo Papa Francisco: “De fato, como família, temos que fortalecer os vínculos, o amor entre as gerações. E os idosos, nossos avós, têm muito a nos ensinar”. motivou o bispo.

A instituição do Dia Mundial dos Avós é considera “o primeiro fruto do Ano Família Amoris Laetitia, um dom a toda a Igreja que se vai manter ao longo dos anos”, segundo o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, cardeal Kevin Farrel.

O tema deste primeiro Dia Mundial dos Idosos tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia. “‘Estou convosco todos os dias’ é também uma promessa de proximidade e esperança que jovens e adultos se possam expressar. Com efeito, não só os netos e os jovens são chamados a fazer-se presentes na vida dos idosos, mas também os idosos e os avós têm uma missão evangelizadora, de anúncio, de oração e de geração de jovens à fé’, diz a nota publicada pelo Dicastério.

Para incentivar a celebração do Dia 25 de julho nas igrejas, o Vaticano vai disponibilizar alguns subsídios pastorais a partir de meados de junho que estarão disponíveis no site do Ano Família Amoris Laetitia.

Confira o vídeo de Dom Ricardo Hoepers:

Dom Ricardo Hoepers comenta sobre o tema do Dia Mundial dos Avós

Ano Família Amoris Laetitia

O Dia Mundial dos Avós e uma das iniciativas propostas pela Igreja para celebrar o Ano Família Amoris Laetitia, proposto pelo Papa Francisco no final de 2020. Ele será realizado até 26 de junho de 2022, quando ocorre o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.

Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

A Comissão Vida e Família da CNBB preparou um hotsite sobre o assunto explicando o projeto, os objetivos e trazendo os passos e a programação. Também é possível partilhar sua experiência do amor na família. Acesse: www.vidaefamilia.org.br/al