27/02/2024 DOM MÁRIO ANTONIO DE AGENDA INTERNACIONAL SOBRE BOAS PRÁTICAS DE PROTEÇÃO E SALVAGUARDA

Curso promovido pela Cáritas da América Latina e Caribe

Durante essa semana, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, os bispos presidentes das Cáritas Latino-Americanas e Caribenhas e seus diretores nacionais participarão de uma formação em proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade, em Roma, Itália.

O Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá e Presidente da Cáritas Brasileira, Dom Mário Antonio, e Valquíria Lima, Diretora Executiva Nacional da Cáritas Brasileira, estão representando o Brasil no evento, que tem como objetivo ampliar as ações de proteção e salvaguarda para as pessoas em situação de exclusão social, além de crianças e adolescentes.

Dom Mário Antonio destacou a importância do curso para a Igreja no Brasil. “Mais do que nunca, é preciso entender que é necessário unir forças e trabalhar juntos para o benefício dos menores e pessoas vulneráveis”, afirmou o arcebispo. “E queremos, assim, garantir um tratamento digno em todos os espaços da igreja. Por isso, a temática Ambientes Eclesiais Seguros.”

Celebração da Santa Missa no Vaticano

A formação está abordando temas como a prevenção de abusos, a criação de ambientes seguros nas comunidades eclesiais e a atenção às vítimas de violência. Dom Mário Antonio destacou que a Cáritas Brasileira tem um papel fundamental nesse processo. “A Cáritas continua sendo a mão amorosa da igreja para com os pobres, para com crianças e menores e pessoas vulneráveis”, disse o arcebispo. “É nossa missão criar ambientes seguros à luz da responsabilidade e da transparência.”

Dom Mário Antonio em cumprimento de agenda em Roma

Dom Mário destaca que “todo o ato de proteção seja também um ato de justiça e de amor, diante da realidade monstruosa dos abusos de violência contra os menores e contra as pessoas vulneráveis”, concluiu o arcebispo.

Sobre a Cáritas Brasileira:

A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como missão anunciar e testemunhar o evangelho de Jesus Cristo junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. A rede Cáritas Brasileira está presente em todas as regiões do país, onde desenvolve projetos e ações de solidariedade para a superação da pobreza e de outras situações de desigualdade social.

.

.

.

Texto: Simone Guedes

Fonte:https://radiobomjesusfm.org/