30/10/2023 DNJ NA DIOCESE DE JUÍNA: DOIS DIAS DE INSPIRAÇÃO, UNIDADE E REFLEXÃO

Celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) na Diocese de Juína em 2023

Foto oficial DNJ 23 Diocese de Juína-MT | Foto: Renan Dantas

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) na Diocese de Juína, ocorrido em 28 e 29 de outubro de 2023, foi marcado por dois dias repletos de momentos significativos que inspiraram, uniram e estimularam a reflexão profunda entre a juventude católica da região. Com o tema “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13) e inspirado pela Campanha da Fraternidade, que abordou a chaga da fome em 2023, o DNJ teve como foco principal promover a ação transformadora na realidade das comunidades. Nesta matéria, detalhamos os principais momentos desse evento especial em tópicos.

Origens e Evolução do DNJ

O DNJ teve início em 1985 e é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi estabelecido para fortalecer a participação dos jovens na vida da Igreja e incentivar seu envolvimento nas questões sociais, políticas e culturais do país. Ao longo dos anos, o DNJ evoluiu para se tornar um evento importante que mobiliza jovens católicos em todo o Brasil.

Cartaz 2023 | Foto Divulgação CNBB

Hoje, o DNJ é uma oportunidade para a juventude católica se reunir, celebrar a fé e explorar maneiras de fazer a diferença em suas comunidades. Cada edição do DNJ é marcada por um tema específico, inspirado na realidade do Brasil e nas questões contemporâneas. Em 2023, o tema escolhido foi “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13), em consonância com a Campanha da Fraternidade que destacou a luta contra a fome.

PRIMEIRO DIA – REFLEXÃO E SOLIDARIEDADE

Calorosa Acolhida e União:

O evento teve início com uma recepção calorosa, onde jovens de diversas paróquias da Diocese de Juína se reuniram, criando um ambiente de alegria e união.

Compartilhando o Almoço Fraterno:

Após a acolhida, os participantes se reuniram para compartilhar um almoço fraterno, fortalecendo os laços de união entre os jovens.

Reflexão sobre a Utopia:

Um dos momentos do DNJ na Diocese de Juína foi a reflexão sobre a utopia, liderada por Padre José Neto, assessor da Diocese de Juína e membro da Congregação dos Oblatos de São José. Essa reflexão focou na utopia que todos os jovens carregam em seus corações, a visão de um mundo melhor, mais justo e solidário

Assessor da Juventude Pe. José Neto, OSJ | Foto: Renan Dantas

Os jovens são os principais portadores dessa visão, ansiosos por um futuro em que prevaleça a paz em vez da guerra, a justiça em vez da desigualdade e a fraternidade em vez da divisão. A utopia, segundo Padre José Neto, é o ponto de partida para a transformação, pois inspira a ação e o desejo de construir um mundo mais alinhado com os princípios cristãos.

Nesse sentido, o DNJ serve como um espaço para que a juventude explore a maneira de tornar realidade essa utopia, agindo em suas comunidades, paróquias e diocese para promover a justiça, a solidariedade e a paz.

Peregrinação Espiritual e Bênção do Santíssimo:

A peregrinação ao Cruzeiro da Diocese de Juína ofereceu um precioso momento de reflexão e oração para os jovens participantes. Lá, esses jovens se uniram em preces, rezando o terço missionário e intercedendo pelas necessidades dos continentes. Após essa profunda oração, o ambiente propiciou caminhadas, diálogo e conversas que culminaram no ápice da peregrinação no Cruzeiro:

Adoração ao Santíssimo Sacramento | Foto: Renan Dantas

a solene Bênção do Santíssimo, ministrada pelo Padre Jeferson slussarek, vigário da Paróquia de Santo Agostinho de Juína. Esse momento especial fortaleceu a espiritualidade dos jovens e os encheu de inspiração para os desafios que se seguiam.

Compartilhando Desafios:

Ao retornarem ao salão da paróquia, os jovens se reuniram em grupos para discutir os desafios que enfrentam em suas paróquias, promovendo um diálogo aberto e permitindo uma compreensão mais profunda das realidades dentro da Diocese.

SEGUNDO DIA – ESPERANÇA E VOCAÇÃO

Café da Manhã Inspirador:

O segundo dia começou com um café da manhã para energizar os jovens antes de um dos momentos mais significativos do evento.

Santa Missa e Esperança:

Missa do Dia Mundial da Juventude | Foto: Renan Dantas

A Santa Missa na Paróquia Santo Agostinho, presidida por D. Neri, Bispo da Diocese de Juína, enfatizou a importância da juventude na igreja e inspirou esperança no potencial dos jovens em moldar um futuro melhor.

Momentos de Alegria e Comunhão:

Após a Missa, os jovens desfrutaram de momentos de animação, cânticos e compartilharam experiências, criando um ambiente de alegria e comunhão.

Destaque para a Vocação:

O “momento vocacional” enfatizou a importância de cada jovem compreender sua vocação única e foi conduzido pelo Seminarista Gustavo Soares. O seminarista destacou que todos são chamados por Deus a desempenhar um papel fundamental na igreja e na sociedade.

Depoimento de Willy Vieira de Santana:

Willy Vieira de Santana, 20 anos, coordenador paroquial da Pastoral da Juventude, da Paróquia Santo Agostinho, Juína, compartilhou a importância do DNJ para a comunidade. Ele destacou como a celebração do DNJ uniu não apenas a Pastoral da Juventude, mas também outras pastorais e movimentos, fortalecendo a comunidade como um todo.

Depoimento de Dom Neri José:

Foto: Renan Dantas

 O Bispo da Diocese de Juína, Dom Neri, enfatizou a importância da juventude como portadora da esperança do futuro. Ele declarou: “Quando nós olhamos as guerras, os jovens não estão lá governando, decidindo em soltar as bombas. O jovem está ali morrendo infelizmente. O jovem não quer a guerra, o jovem quer a paz, o jovem quer participar da construção dessa sociedade mais humana, mais fraterna e mais feliz.” D. Neri chamou a atenção para a necessidade de estar mais atentos, mais próximos e de escutar mais o que os jovens têm a dizer.

Despedida Fraterna:

O evento foi encerrado com um almoço fraterno, proporcionando um ambiente de despedida calorosa.

O DNJ na Diocese de Juína fortaleceu a fé e a união entre os jovens, enfatizando a importância de ouvir e apoiar a juventude em seu caminho de fé e serviço à comunidade. O evento continua a desempenhar um papel crucial na formação espiritual e no fortalecimento dos valores cristãos entre os jovens, deixando um impacto duradouro em suas vidas e comunidades.

.

.

.

Com informações: Renan Dantas | Fotos: Renan Dantas