24/09/2018 Diocese de São Luiz de Cáceres realizou 17ª Assembleia da Pastoral Familiar e 6ª Assembleia do Setor Juvenil

Aconteceram respectivamente dias 22 e 23/09/18, no Colégio Imaculada Conceição (CIC), a 17ª Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar e a 6ª Assembleia do Setor Juventude. Dois eventos de grande relevância da Diocese de São Luiz de Cáceres, a qual preconiza três ações prioritárias em 2018 e destas, se comtempla a Família e a Juventude.

Com o objetivo de promover maior unidade da nossa Igreja, buscando promover ações e trabalhos conjuntos entre as várias pastorais e movimentos, o tema escolhido foi “Unidos para evangelizar as famílias: um ensaio para a Pastoral de Conjunto”. O evento, que pelo terceiro ano consecutivo conta com a parceria entre a coordenação diocesana da Pastoral Familiar e do Setor Juventude, teve seu início no sábado, dia 22, às 13h com a oração inicial e a primeira catequese foi proferida pelo bispo Dom Jacy, com o tema Amoris Laetiticia – A alegria do amor. Na oportunidade, Dom Jacy discorreu também sobre a importância da Pastoral da Sobriedade, recém criada na Paróquia São Luiz e que tem realizado grandes ações em nossa sociedade.

Outro grande momento da assembleia foi a reflexão “Como os primeiros 1.000 dias de um ser humano podem afetar a saúde para sempre”, apresentada pela Tatiane Zelo, representante da Coordenação Regional da Pastoral da Criança, psicóloga da Diocese de Sinop. Tatiane abrangeu com profundidade como os primeiros dias podem influenciar positiva ou negativamente na vida futura do indivíduo.

Também instigante foi o texto “Eles decidem quem vai nascer e quem vai morrer antes do tempo: aborto provocado – Pena capital a um inocente”, uma arguição sobre ADPF 442. O texto foi estudado, em partes, e apresentado em plenária pelos seis setores da diocese.
Os ex-coordenadores da Coordenação Regional da Pastoral Familiar – Oeste 2, Edina e Josuel, atuais responsáveis pelo setor de formação e espiritualidade da Pastoral Familiar do Regional, expôs com muita propriedade qual o papel e a função dos agentes de pastorais.
Os trabalhos do sábado foram encerrados com a Celebração Eucarística presidida por dom Jacy, na Catedral, e contou com a ilustre presença de Padre Marcelo, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Porto Esperidião.
No domingo, outro tema de grande importância e efetiva preocupação de nossa sociedade foi a “AIDS: um tema que também precisa ser discutido e incluído na Pastoral Familiar e demais pastorais.” O referido tema foi apresentado pela Elaine Alves de Carvalho, coordenadora da Pastoral da AIDS da Diocese de São Luiz de Cáceres e pela Coordenadora Regional da Pastoral da AIDS, Maviane de Fátima Damitz. Para mostrar que pessoas infectadas pelo vírus HIV podem conviver normalmente com outras, houve um depoimento emocionante que sensibilizou grandemente os presentes. A AIDS, como apresentada pelas expositoras tem aumentado consideravelmente nas famílias brasileiras e é preciso um trabalho intenso da nossa Igreja, bem como dos vários segmentos da nossa sociedade, visando conter o avanço avassalador que esta doença tem causado.
Diante do fato de que há uma nova proposta em várias dioceses do Brasil sobre a preparação de casais para o matrimônio, a coordenação trouxe Alisson e Solange Schilla, casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Oeste 01 (Mato Grosso do Sul), que já implantaram esta nova proposta de forma mais personalizada. O tema desenvolvido foi “Itinerário vivencial para a vida matrimonial, uma experiência personalizada à luz do Amoris Laetiticia”.
Outro tema de extrema relevância foram as orientações quanto as celebrações matrimoniais, que em algumas ocasiões privilegiam a pompa e o verdadeiro sentido do matrimônio é colocado fé de forma secundária e por vezes, preocupação última do casal. Este aspecto foi sabiamente desenvolvido pelo casal Marta e Amarildo Del Santo, vice coordenadores da Pastoral Familiar Diocesana e coordenadores da pastoral Familiar da paróquia São Luiz.
O encerramento das duas Assembleias se deu através de uma belíssima e significativa Celebração de Envio, dirigida pela assessora da Pastoral Familiar Diocesana, Ir. Leila Cardoso.