24/05/2017 Diocese de Diamantino promoveu X Encontro para secretários e secretárias paroquiais Objetivo é promover a pessoa a servir na dimensão evangelizadora

Nos dias 22 a 24 de maio, no Seminário Jesus, o Bom Pastor em Diamantino – MT, aconteceu o X Encontro Diocesano para Secretários e Secretárias Paroquiais da Diocese de Diamantino. O encontro teve início com a acolhida aos participantes pelo Bispo Dom Vital. Para ele, a secretaria paroquial é uma porta para a Igreja. Por isso, o trabalho da secretária (o) paroquial é também uma força evangelizadora.
A programação teve como objetivo promover a pessoa da secretária (o) paroquial e indicar maneiras para qualificar ainda mais o seu servir na dimensão evangelizadora.
Pe. Jair Fante, secretário da CNBB Regional O2 falou sobre: A realidade da Igreja nas Paróquias, Diocese, CNBB Nacional em sintonia com o Papa; Sacramentos; Espiritualidade; e Administração de Secretarias, conteúdos de grande importância nos trabalhos diários. Pe. Rodrigo Adalberto de Oliveira, Vigário Geral e Coordenador Diocesano de Pastoral, fez uma reflexão sobre os sacramentos e orientou as secretárias (os) no acolhimento ao povo quando buscam esses sacramentos nas nossas secretarias e também sobre o cuidado com os livros de registros. As secretárias e secretário da Cúria Diocesana, deram algumas orientações contábeis e responderam às várias dúvidas em torno do sistema Maistre, utilizado pela diocese.
Para encerrar o Bispo Diocesano Dom Vital Chitolina, agradeceu a presença de todos os Padres e Secretárias (os), dizendo: “Mais que um trabalho, as Secretárias (os) exercem um trabalho de FACILITADORES nas Paróquias”.