23/04/2021 Curso oferecido pelo Centro Cultura Missionário (CCM) favorece crescimento da Consciência Missionária

O curso “Formação para a missão: concretizando o Programa Missionário Nacional 2019-2023” foi oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de forma online, nos dias 19 a 22 de abril.

O curso ofereceu aos mais de 200 participantes um bom conhecimento do Programa Missionário Nacional e uma reflexão sobre seus conteúdos, favorecendo o crescimento da consciência missionária, motivando-os a serem agentes ativos no processo de conversão pastoral e a concretizar o Programa nos ambientes de sua atuação.

Participaram cristãos leigos, agentes de pastoral, membros de grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários das Pontifícias Obras Missionárias (POM), seminaristas, consagrados, ministros ordenados, membros de Congregações religiosas, institutos e novas comunidades.

Entre os assuntos abordados durante o curso estiveram “A missão, paradigma de toda obra da Igreja. O porquê do Programa Missionário Nacional (2019-2021)”, com assessoria do padre Antonio Niemiec; “Fundamentos Teológicos da Missão”, com assessoria do padre Daniel Rocchetti; “Espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo”, com assessoria da irmã Alcinda Primon e “Prioridades e projetos missionários da Igreja no Brasil”, com assessoria do padre Maurício da Silva Jardim.

Padre Djalma Antonio da Silva, diretor do CCM, agradeceu a participação de todos os missionários do Brasil que se reuniram para a semana de formação. “O tempo de pandemia nos causa dor e tristeza, mas não pode tirar de nós o ardor missionário. E este curso é exatamente para aquecer em nós esse ardor missionário à luz da Palavra de Deus”, disse.

O desejo expressado pelo padre Djalma é o de que o curso seja para todos um tempo de conhecimento e de reaquecimento na fé para que se possa, enviados pela Igreja, fazer com que Jesus seja conhecido, amado e seguido por todas pessoas. “Eu gostaria de agradecer a todos os professores e professoras que se disponibilizaram para ministrarem esta semana de formação missionária”, disse.

No último dia do curso, 22, o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, fez uma partilha. Aos participantes, dom Joel disse que não dá para ser humano sem ser missionário. “Nós não fomos criados só para nós, nós fomos criados no mundo. Nós fomos criados para ir ao encontro uns dos outros e todos juntos nessa Casa Comum que Deus nos deu, por isso até o mandamento nos fala que é sempre tempo de missão”.

Dom Joel Portella

Atualmente, segundo dom Joel, a missão se tornou uma urgência global. “(…) E para ser presença no mundo é preciso se informar e se formar, daí a importância desse curso que se encerrou hoje”, disse.

Por fim, dom Joel disse que encontrar tantos interessados pelo curso era um caminho de luz. Agradeceu ao CCM, em especial ao padre Djalma e toda a equipe pela criatividade em assumir o mundo virtual, por conta da pandemia. “É sinal de que a Igreja não está parada, a missão não foi interrompida e que os missionários possuem uma força tão grande que nada pode deter”, finalizou.

 

Próximos Cursos
Padre Djalma também comunicou que, na próxima semana, de 26 a 30 de abril, o CCM vai ofertar o curso “As fontes bíblicas para a missão”, que responde à exortação do Papa Francisco e à orientação da Igreja no Brasil, e busca proporcionar aos participantes uma visão sintética e global da missionariedade no Antigo e Novo Testamentos.

“Peço que vocês fiquem atentos! Até o final do ano o Centro Cultual Missionário vai oferecer muitos outros cursos de formação missionária, todos com no máximo uma semana de duração. Procurem seguir o site do Centro Cultural missionário”, pediu.

Confira o cronograma dos próximos cursos:

– De 24 a 28 de maio – Curso de Missões Ad Gentes.

– De 07 a 11 de junho – Curso de Doutrina Social da Igreja

– De 05 a 09 de julho – Curso de Literatura Lucana (comunidades missionárias nos atos dos apóstolos)

Saiba mais em: https://www.ccm.org.br/