18/05/2021 Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) nomeia Secretário Executivo

A Conferência Eclesial da Amazônia – CEAMA, que nasceu em julho de 2020 como fruto do Sínodo Amazônico, foi constituída e definiu sua missão: “Ajudar a delinear o rosto amazônico da Igreja nessa região, promovendo uma ação pastoral de conjunto com prioridades diferenciadas e incentivando uma maior inculturação da fé em seus territórios”.

Para ajudar a prestar este serviço como Conferência, sua presidência, de acordo com os estatutos, nomeou, com o aval de seu provincial religioso, ao Padre Alfredo Ferro Medina SJ, como Secretário Executivo da CEAMA. A nomeação foi ratificada pela Assembleia Ordinária realizada virtualmente em 7 de maio deste ano.

Padre. Alfredo Ferro Medina SJ, de nacionalidade colombiana, tem 68 anos de idade e cinquenta de vida religiosa na Companhia de Jesus, com experiência no trabalho com comunidades amazônicas e indígenas. Nos últimos sete anos, está ligado à Amazônia, na cidade de Leticia (Colômbia), na tríplice fronteira do Peru, Brasil e Colômbia, como coordenador do Serviço Jesuíta Pan-Amazônico – SJPAM.

O Padre. Ferro tem servido à Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, desde sua fundação, apoiando o caminho de alguns de seus eixos e em todo o processo de preparação do Sínodo Amazônico, no qual participou como padre sinodal. Exercerá sua tarefa e responsabilidade como Secretário Executivo em Bogotá, na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM, instituição eclesial de caráter latino-americano, que generosamente aninhou em seu seio a CEAMA.

Os desafios para a CEAMA são diversos. Entretanto, o foco de sua ação institucional está centrado no processo de aplicação do Sínodo Especial para a Amazônia no território. Para esta tarefa, formulará um Plano Pastoral de Conjunto para a Igreja Pan-Amazônica, que é um sonho da Igreja desde Aparecida (DAp, 475) e que tem sido confirmado pelo Papa Francisco, que tem acompanhado o nascimento desta nova instituição eclesial.

Nos alegramos com o novo passo que a CEAMA deu e esperamos que todos os esforços que serão feitos pela Igreja Amazônica em sua articulação, repercutam em um maior serviço aos territórios e seus povos. Que Deus continue a nos abençoar nesta tarefa e em seus múltiplos desafios.

O comunicado da CEAMA é assinado pelo cardeal Claudio Hummes OFM, presidente, e por dom David Martinez de Aguirre OP, vice-presidente.

Com informações do Vatican News