31/10/2022 COMISE Oeste 2 realiza 7º Congresso Missionário Regional de Seminaristas

Missionariedade no Processo de Formação de Seminaristas
“Senhor, te seguirei para onde quer que vás” (Lc 9,57)

Aconteceu de 25 a 28 de outubro no auditório da Faculdade UNIFACC-MT, campus SEDAC, o 7º Congresso Missionário Regional de Seminaristas. O evento foi organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas do Regional Oeste 2, que teve como objetivo o aprofundamento na reflexão sobre a Missão na vida do presbítero, em comunhão com o ano Jubilar Missionário vivido pela Igreja do Brasil, e com o tema do Congresso Missionário Nacional.


O tema foi trabalhado ao longo dos dias por vários assessores: Pe. Alessandro dos Santos Barros (Capelão Militar), Pe. Nériton Patrick (Diocese de Primavera do Leste/Paranatinga), Pe. Fábio de Freitas Guimarães (Arquidiocese do Rio de Janeiro), Pe. Antônio Niemiec (Missionário Redentorista e Secretário Nacional das POM) e Dom Maurício da Silva Jardim (Bispo da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga – MT).

Segundo Pedro Henrique, coordenador regional do COMISE Oeste 2, este 7º Congresso Missionário foi, um momento bastante importante, por possibilitar um aprofundamento da reflexão acerca da face Missionária da Igreja enquanto essência própria, com foco na formação presbiteral.

“Vimos, nas diversas conferências, que a Igreja está inserida no mundo, o que significa dizer que, estando a todo momento em contato com ele, é chamada constantemente a evangelizá-lo, e viver a sua missão própria.” disse.

 

A Missão é também Oração


A missão está fundamentada na oração. A primeira missão, de fato, é rezar. E o ser missionário só gerará frutos se estiver embasado na oração. Se a missão estiver desligada da oração, e consequentemente desligada de Deus, não haverá frutos, e aquilo que era para ser Missão não passará de simples filantropia.

A importância do COMISE


O Conselho Missionário de Seminaristas, existe para fomentar o ardor missionário nos seminaristas. O COMISE não é um grupo fechado, que tem suas atividades isoladas. Mas é um Conselho que objetiva lembrar e motivar cada seminarista sobre a necessidade de ser missionário.
Durante o Congresso, aconteceram ações missionárias, no Hospital do Câncer e no Lar dos Idosos. As visitas realizadas pelos seminaristas os levaram a experiência de tocar, de alguma forma, o Cristo sofredor. E eles por sua vez, puderam ser o sinal da misericórdia de Deus na vida dos que sofrem e presença que consola e alimenta a esperança.

O Presbítero e a Missão


As conferências realizadas pelos assessores no que diz respeito à missionariedade e a vocação do padre concluíram que o sacerdote não o é, verdadeiramente, se desligado do ser missionário. O presbítero, mas já o seminarista, tem que ser missão aonde estiver.
O Papa Francisco lembra que, missão é paixão: precisamos transbordar. A missão é um caso de amor que impulsiona os discípulos de hoje em dia. A missão nasce do encontro com Jesus, e do anseio de anunciá-lo a todos os continentes, como o apóstolo André vai correndo a Pedro anunciar que encontrou o Messias.

Missão é compromisso


Ao final do Congresso, em comunhão com o Magistério do Papa Francisco, com os Bispos do Regional Oeste 2, e com a Carta-compromisso do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas 2022, os participantes assumiram o compromisso de, como seminaristas que anseiam a ordenação presbiteral, se  dedicarem aos estudos teológicos e filosóficos; a serem dóceis ao Espírito Santo, deixando-se configurar a Cristo; e a buscarem o conhecimento da vida dos grandes Santos que dedicaram sua vida inteira a Deus e ao próximo sendo disponíveis ao serviço da Santa Igreja aonde e quando ela necessitar.

Assista o vídeo com alguns momentos e agradecimentos preparado pelo COMISE:

 

Com informações e fotografias: COMISE RO2