04/09/2020 CNBB Regional Oeste 2 apoia o Lançamento dos Relatórios da CPT e do FDHT e o Grito dos Excluídos e das Excluídas/2020


Os Bispos do Regional Oeste 2 da CNBB consideram muito importante sediar e apoiar o lançamento do Caderno de Conflitos no Campo – fruto de um empenhado trabalho da Comissão Pastoral da Terra, e também o lançamento do Relatório Estadual do Fórum dos Direitos Humanos e da Terra.
Exatamente na Semana da Cidadania, quando estamos num significativo processo de construção do Grito dos Excluídos e Excluídas que, nesse ano ecoa, clamando pela Vida em Primeiro Lugar e, para isso, a necessidade de Terra, Trabalho, Teto e Participação, nossa Igreja Regional está sintonizada no desejo e luta por um basta à miséria, ao preconceito e à repressão.
Trata-se de um evento carregado de valor, no sentido de não só identificar os conflitos ocorridos ou existentes, mas identificar as lutas agrárias, sócio-ambientais, políticas, camponesas, humanitárias, de defesa de Direitos…. e o empenho de tantas pessoas, segmentos, instituições, igrejas, organismos e pastorais.
Em meio a toda a situação da Pandemia, com tantos retrocessos e desmontes, com tantos registros de violência contra os povos do campo, nativos, indígenas … contra as mulheres…. na querida Amazônia marcada por tantas agressões humanas e ambientais, despejos inconsequentes, assassinatos, torturas e prisões, ameaças de morte …. nossas Dioceses querem estar muito unidas na Missão de Cuidar da Vida em todas as suas formas de expressão, e alimentar a Esperança, especialmente dos mais pobres, dos mais sofridos… dos últimos.
“Eu vim para que todos e todas tenham vida, e vida plena”, disse Jesus. Por isso, a VIDA em primeiro lugar, sempre.